Escolas celebram o Dia da Independência

Infelizmente, com a chuva, o tradicional desfile de 7 de setembro foi cancelado em Tubarão. Mas nem por isso os estudantes deixaram de homenagear a pátria nos últimos dias. Na Escola Manoel Rufino Francisco, no bairro Passagem, por exemplo, os estudantes fizeram um tributo aos 189 anos da Independência do Brasil na segunda-feira.

Pelo rádio instalado na instituição e através de colegas, os alunos ouviram um pouco da história do país. Também foram realizadas apresentações de jogral. Na Maria Emília Rocha, no bairro Recife, houve o hasteamento da bandeira durante quatro dias, além de outras homenagens à pátria.

Na última sexta-feira, alunos e professores da São Judas Tadeu, no bairro Dehon, também celebraram a independência. Houve apresentações de flauta, declamação de poesia…
Na Arino Bressan, no bairro Monte Castelo, os professores desenvolveram com os estudantes um projeto ambiental, com o tema “Amar a Pátria é…”. Várias atividades para promover a proteção ao meio ambiente foram realizadas durante a semana. No sábado, foi realizada uma passeata pelas ruas da comunidade.

Apresentações encerram o mês do folclore

Para encerrar as atividades sobre o folclore, os alunos da Escola Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro São Cristóvão, realizaram uma divertida festinha. Todos apresentaram o que aprenderam com o projeto Folcloriando, Interdisciplinariando, Brincando.

Os estudantes da 1ª série apresentaram uma dança baseada no Sítio do Pica-pau Amarelo, livro de Monteiro Lobato. Os meninos personificaram o Saci e as meninas a boneca Emília. As turmas do 2º ano mostraram os brinquedos dos tempos dos avôs que confeccionaram nas aulas de artes: pé-de-lata, vai e vem, três marias, bonequinhas de pano, pipas, bilboquê e outros.
A 3ª série apresentou uma dança, baseada no estudo que os alunos fizeram sobre lendas folclóricas. E os estudantes do 4º ano desafiaram a todos com adivinhações, parlendas e trava-línguas.
Os colegas do 5º ano mostraram que eram verdadeiros atores com o teatro O livro das lendas, baseado nos livros do Sítio do Pica-pau Amarelo.

O grupo de flauta da escola apresentou algumas músicas de acalanto e de brincadeira de roda. As apresentações foram encerradas com uma bela quadrilha.
A parte mais gostosa foi o lanche típico preparado com ingredientes levados pela criançada.
A diretora da Escola, Lezi de Pieri Cardozo, parabenizou todos os funcionários pelo empenho.

Dehon vence etapa do Moleque Bom de Bola

O Colégio Dehon, de Tubarão, venceu a etapa municipal do Moleque Bom de Bola. O time comando pelo professor Marivaldo de Souza venceu todos os jogos e representará a cidade no microrregional da competição, entre terça e quinta-feira da próxima semana, em Treze de Maio. Na semifinal, venceu o Mauá, por 5 a 0. A final foi contra o Colégio Energia, e a vitória veio nos pênaltis, depois do empate em 0 a 0 no tempo normal.

Primeira Festa da Primavera

Neste sábado, será realizada a 1ª Festa da Primavera na Escola Tomé Machado Vieira, no bairro Oficinas, às 19 horas. Terá muita comida gostosa, como cachorro-quente, churrasquinho e doces sortidos. Também haverá bingo e muita música.