Escola Verde!

Aluninhos da 2ª série aprenderam lições importantes sobre o meio ambiente.
Aluninhos da 2ª série aprenderam lições importantes sobre o meio ambiente.

Os alunos da 2ª série da escola municipal Presidente Juscelino Kubitscheck, na comunidade de São Cristóvão, em Tubarão, aprenderam lições importantes sobre o meio ambiente no último mês. Eles participaram do programa “Semanas Verdes”, promovido pela Alcoa.

Na ação, eles puderam integrar várias oficinas, dentro da empresa, como desenho, pintura, música, teatro e tomar um lanchinho bem gostoso. Também realizaram um passeio pela mata, onde puderam observar os tipos de plantas e uma bela cachoeira. Todos sentiram como é bom respirar o ar puro! Com certeza, aprenderam lições valiosas de preservação da natureza!

Dentro da escola, professores, alunos e monitores desenvolveram um projeto baseado no livro Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon.
Os estudantes ainda fizeram uma panfletagem na comunidade, para conscientizar os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente. No fim do projeto, as crianças produziram o livro Crianças do Dedo Verde.

Menino do Dedo Verde
No último mês, a leitura de cabeceira das crianças da 2ª série da escola municipal Presidente Juscelino Kubitscheck, da comunidade de São Cristóvão, em Tubarão, foi o Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon. O protagonista, Tistu, é um menino especial cujo dom é transformar em vida a terra infértil. Para isso, basta mergulhar o dedo para fazer florescer um belo jardim. A obra é um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil do mundo.

Jornal na sala e em casa

Todos os dias, os estudantes do 5º ano da escola municipal Presidente Juscelino Kubitscheck, do bairro São Cristóvão, em Tubarão, levam o Notisul para casa. Todos acompanham as notícias fresquinhas! A editoria preferida da maioria é esporte.

Eles vibram com os atletas do município e de todo Brasil. E também se emocionam com histórias mais humanas. Nenhuma página é desperdiçada. Na última segunda-feira, eles estudaram o tempo verbal, utilizando os títulos das reportagens.

Uma outra tarefa é recortar as palavras-cruzadas do jornal, que são guardadas com muito carinho. Nos próximos dias, será promovida uma gincana cultural. A equipe que resolver mais cruzadinhas vence. É uma excelente forma de ganhar vocabulário.