Em São Sebastião do Caí, 29 pessoas são resgatadas em operações das forças de segurança

Foto: Governo do RS - Divulgação: Notisul Digital

Nesta quinta-feira (2/5), as forças de segurança, com atuação do Gabinete de Crise avançado em São Sebastião do Caí, resgataram 29 pessoas. O helicóptero Águia 12 da Polícia Militar de São Paulo socorreu indivíduos que estavam no teto de suas residências, em áreas alagadas.

Atuação coordenada das forças de segurança

  • O resgate envolveu profissionais da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil estadual, da Assistência Social, da Polícia Militar de São Paulo, do Samu, das Forças Armadas, além de apoio de Santa Catarina e Paraná.
  • Divididos em equipes, realizaram buscas, apuração de informações e acolhimento da população.

Foco em salvar vidas e atendimento emergencial

O chefe de Gabinete de Crise, Tenente Coronel Euclides Neto, ressaltou que o objetivo primordial é salvar vidas, sem estipular prazo para o término das operações. O prefeito Júlio César Campani destacou a preocupação em evitar óbitos na região, onde 80% da cidade está submersa.

Descentralização das operações e apoio às vítimas

O governo do Estado ampliou o comando das operações, estabelecendo Gabinetes de Crise em Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. Em São Sebastião do Caí, as pessoas resgatadas são recebidas por assistentes sociais, cadastradas, recebem assistência básica e são encaminhadas para abrigos ou casa de parentes.