Eleições para reitoria da Unisul: Transição começa segunda-feira

Amanda Menger
Tubarão

As urnas confirmaram nesta sexta-feira aquilo que se previa: o próximo reitor da Unisul será o professor Ailton Nazareno Soares, atual diretor do campus Grande Florianópolis, e o vice será o professor Sebastião Salésio Herdt, que já ocupa o cargo. Dos 124 eleitores, 109 votaram, sete em branco, sete nulos e 95 foram a favor da chapa oficial da reitoria.

A posse do novo reitor será realizada no dia 22 de março do próximo ano, mas a fase de transição começa nesta segunda-feira. “Vamos integrar a equipe de planejamento da universidade que começa a discutir as ações e o orçamento do próximo ano, além das possíveis adequações ao plano de metas”, revela o reitor eleito.

Ailton permanece como diretor de campus até março, mas deverá fixar residência em Tubarão até o fim deste ano. “Já comecei a procurar uma casa, mas até agora achei tudo muito caro. Aliás, o setor imobiliário de Tubarão está superaquecido. Se alguém tiver algo para alugar a um preço acessível, avise-se”, pede em tom de brincadeira.

O reitor Gerson Luiz Joner da Silveira anunciou no encerramento do processo eleitoral a criação de uma nova pró-reitoria. “No segundo semestre implantaremos a pró-reitoria de pessoas, como uma forma de atender melhor os nossos colaboradores”, adianta.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafael Menegaz, o novo reitor esteve reunido em duas oportunidades com os acadêmicos e mostrou-se aberto ao diálogo. “Vamos dar um voto de confiança e esperar que ele realmente cumpra o que prometeu, que é manter o canal de discussão aberto”, declara. Rafael espera que até o fim de seu mandato à frente do DCE, em julho, seja possível a escolha direta ao menos para coordenador de curso.