Eleições 2010: Cenário está indefinido

Amanda Menger
Tubarão

Dentro do calendário eleitoral de 2010, este sábado é uma data importante. É o último dia para a filiação partidária daqueles que têm intenção de concorrer a um cargo eletivo no próximo ano. E o movimento nos bastidores não para por aí. A corrida ao governo do estado tem ao menos cinco virtuais candidatos: Eduardo Moreira (PMDB), Leonel Pavan (PSDB), Raimundo Colombo (DEM), Ideli Salvatti (PT) e Hugo Biehl (PP).

Em busca de apoio nas bases, os pré-candidatos a candidatos percorrem o estado. Tubarão esteve no roteiro de visitas de Eduardo Moreira nesta sexta-feira. O peemedebista defende que o partido fique com a cabeça-de-chapa. “O cenário político está aberto. Não podemos confirmar nem descartar a reedição da tríplice aliança (PMDB, DEM e PSDB). Tanto é que o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) não irá mais renunciar ao cargo em janeiro, e sim licenciar-se. Acredito que em abril já tenhamos mais certezas das composições”, avalia Moreira.

Segundo pesquisas internas do partido, a candidatura do ex-governador é defendida por 77,5% dos filiados. O outro nome citado é o do prefeito de Florianópolis, Dário Berger. Com um discurso bairrista, Eduardo quer conquistar os eleitores do sul. “Nunca elegemos um governador do sul. Além disso, somos a região mais pobre do estado e isso só será mudado com decisão política”, argumenta o pré-candidato.
Em relação aos candidatos a deputados estaduais e federais, o partido deverá estabelecer critérios para a escolha da nominata. “Na Amurel, para estadual, temos Ada de Luca, Genésio Goulart e possivelmente Ademir Matos. Já para federal, no sul, teremos dois pré-candidatos: Edinho Bez e Ronaldo Benedet”, adianta ele, que também é presidente estadual do partido.

PMDB vai às urnas
Os filiados do PMDB em Tubarão já têm programa certo para este domingo. Das 8 às 12 horas, será realizada a eleição dos 45 integrantes do diretório municipal. A exatamente um ano do primeiro turno da eleição de 2010, o partido começa a organizar as bases. A eleição ocorre na sede do diretório, no bairro Oficinas. A formação do grupo já está definida e terá integrantes de todas as alas. Na parte da tarde, está prevista uma reunião entre os eleitos, na qual eles poderão definir quem integrará a executiva ou então marcar um novo encontro em até cinco dias.