Égua é encontrada morta nos fundos de uma casa próximo a BR-101 em Imbituba

Na última terça-feira, dia 14, voluntários e voluntárias da causa animal da região de Imbituba tomaram conhecimento de que uma égua estava caída nos fundos de uma casa próxima à BR 101.

Segundo as voluntárias, a Vigilância Sanitária do município de Imbituba foi acionada, sendo que informou que não teria equipe para averiguar a situação. Então, as voluntárias entraram com contato com a Polícia Militar que prontamente dirigiu-se ao local. Por fim, a vigilância sanitária também compareceu quando ambas equipes, Polícia Militar e Vigilância Sanitária ouviram do Tutor que a égua já estava morta.

Ocorre que, no final de outubro, as voluntárias já haviam denunciado que a mesma égua, no mesmo local, encontrava-se em maus-tratos. Nas palavras de uma das voluntárias: “Final do mês de outubro já tínhamos visto o estado em que a égua se encontrava, muito magra, sinais de exaustão na face, pelagem com sinais de desnutrição, desidratação. Fizemos a Denúncia na Vigilância Sanitária e eles foram ao local, afirmando, posteriormente, que não havia maus-tratos”.

As voluntárias relataram, ainda, que a Vigilância Sanitária disse que o local do fato pertence à Laguna.

Agravando a situação, as voluntárias relataram, por fim, que: “Não é a primeira vez que esse mesmo tutor utiliza um animal até a exaustão e morte. Há quase dois anos, tivemos que pagar a eutanásia, após indicação de dois veterinários, de um cavalo que encontrava-se em extrema agonia no bairro Boa Vista. Entendemos que o sofrimento de um ser vivo é de extrema gravidade e que os fatos devem ser corretamente apurados, culminando, principalmente, na proibição de que pessoas que cometem esses crimes possam ser tutoras de outros animais”.