Dia Mundial de conscientização sobre o autismo: Tubarão celebra inclusão e acessibilidade

Foto: Prefeitura de Tubarão - Divulgação: Notisul Digital

Neste 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data estabelecida pelas Nações Unidas para sensibilizar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Educação especializada em Tubarão

Em Tubarão, 164 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental possuem laudo de deficiência, sendo que 110 deles frequentam o atendimento educacional especializado em salas multifuncionais distribuídas em três Centros de Educação Infantil (CEI) e 13 escolas de Ensino Fundamental. Um total de nove profissionais se revezam no atendimento nessas 16 salas.

Investimentos em acessibilidade na Escola Faustina da Luz Patrício

Para marcar a data, a escola Faustina da Luz Patrício realizou melhorias na sua sala Multifuncional de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a aquisição de novos recursos pedagógicos e tecnológicos. Além disso, foi inaugurado um novo sistema de alerta sonoro menos agressivo, visando a inclusão e o conforto dos alunos com sensibilidade sensorial auditiva.

Compromisso com a inclusão

A diretora da escola, Christiane Martins Matias, destaca que aproximadamente 15% dos alunos da instituição possuem algum tipo de deficiência, incluindo auditiva. A substituição da sirene tradicional por um sinal menos agressivo visa não só beneficiar os alunos com deficiência, mas também promover a inclusão e o bem-estar de todos os estudantes.

Celebração e conscientização em outras escolas

Na escola João Paulo I, a data foi marcada pela entrega de panfletos informativos aos profissionais, com o tema deste ano “Valorize as capacidades e respeite os limites”. O gestor da unidade, Marivaldo de Souza, reforça o compromisso com a inclusão de todos, independentemente das suas fragilidades.