Deka May pode alterar quadro eleitoral em Tubarão

FOTO TSE Divulgação Notisul Digital

Deka May, do União Brasil, fiel da balança eleitoral em Tubarão, negocia com MDB do vereador José Luis Tancredo e pode manter candidatura a prefeito. Nos primeiros dias da pré-campanha, período de apresentação dos interessados nas disputas, definido pela Lei Eleitoral, Deka seria o candidato ideal a vice-prefeito em dobradinha com o PL, que tem Estener Soratto Júnior como cabeça de chapa. Sendo preterido pelos liberais, Deka pode reagir e encontra solo fértil nas disputas internas do MDB, que tem no delegado Jair Tártari um opositor a Tancredo.

Deka May Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital

Nos últimos dias Soratto e o staff da campanha do PL buscam intensa aproximação com o PSD do vereador Denis Matiolla, onde há três vertentes para definição do nome a completar a majoritária nesta coligação.

Estêner Soratto da Silva Jr. Mídias Sociais Reprodução Notisul Digital

O prefeito Jairo Cascaes, um cacique local do partido, deseja colocar algumas condições e ingredientes no acerto. Ainda o presidente municipal do partido, o empresário Luciano Meneses. Quando vieram para o partido, durante a janela eleitoral, Matiolla e Meneses acertaram que Matiolla seria candidato a prefeito. Em caso de coligação, Meneses seria candidato a vice, o que parece ser o caso.

Dênis Matiolla Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital
Luciano Meneses Mídias Sociais Reprodução Notisul Digital

 

 

 

 

 

 

O ex-prefeito Carlos Stüpp, que foi prefeito por dois mandatos e elegeu o sucessor, o falecido prefeito Manoel Bertoncini, volta à disputa após a derrota para Joares Ponticelli, em 2016. Os dois caciques já acertaram as diferenças geradas naquela campanha. Ambos aceitam uma aliança, que deve ser conduzida pelo vereador Dr. Jean Abreu Machado, que migrou para o Progressistas por conta do racha no PSD.

Carlos Stüpp Arquivo Notisul Digital

Dr. Jean veio como presidente da sigla em Tubarão e com carta branca e a promessa da candidatura à majoritária. Dr. Jean já conversou com Stüpp e pode surgir uma aliança entre os partidos.

Dr Jean Abreu Machado Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital

A primeira das candidaturas já definida, com chapa fechada, é a do PT, que gera uma Federação Partidária Brasil Esperança (FE Brasil), figura prevista na Lei Eleitoral, com a união do PT, Partido Verde e PCdoB. Os candidatos são Maristela Francisco, para prefeita, e professor Paulão, para vice. A Convenção acontece neste sábado.

Paulão, Olávio e Maristela Assessoria PT Tubarão Divulgação Notisul Digital

Começa neste sábado, dia 20 de julho, o período da Lei Eleitoral para que os partidos realizem as convenções para definição dos candidatos a Prefeito, vice-prefeito, ou opção pela coligação, e indicação da nominata de candidatos a Vereadores, em cada cidade brasileira. O prazo legal termina dia 5 de agosto e o registro das candidaturas será até o dia 15 de agosto. No dia 16 será aberto o prazo para a campanha eleitora, quando os candidatos podem pedir voto aos eleitores.

Até o momento, Tubarão tem 9 candidatos a prefeito, já lançados pelos partidos políticos. A expectativa dos próprios partidos, dos políticos, da população e da imprensa é que o número seja bastante reduzido após as definições nas Convenções Partidárias. Completam a relação, Alexandre Lopes, conhecido como Xande da Toca, pré-candidato pelo Solidariedade.

Alexandre Lopes Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital

Na disputa, neste momento, aparece ainda Jorge Eduardo da Silva, do PRTB.

Jorge Eduardo da Silva Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital