Definida a disputa pela Prefeitura de Tubarão

TSE Novas urnas eletrõnicas Divulgação Notisul Digital

No encerramento do prazo para as convenções eleitorais, estão definidas as candidaturas para a eleição de prefeito, vice e vereadores de Tubarão. Três coligações de peso disputam o cargo de Joares Ponticelli (Progressistas), que mudou de mãos três vezes nos últimos dois anos. Ponticelli governou por seis anos, em dois mandatos, Gelson Bento (Progressistas), interinamente entre 14 de fevereiro de 2023 até 7 de agosto, quando foi eleito e assumiu Jairo Cascaes (PSD), em uma eleição indireta na Câmara de Vereadores.

Os principais nomes estão coligados em três candidaturas: Carlos Stüpp (PSDB) e Dr. Jean (Progressistas), Estêner Soratto (PL) e Denis Matiola (PSD) e Maristela (PT) e Paulão (PT). Hoje no final da tarde ainda teremos a definição do Solidariedade, que tem como pré-candidatos a prefeito Alexandre Lopes e vice-prefeito Luiz Fabiano (Biano).

Carlos Stüpp (45)

Carlos Stüpp foi presidente da CDL de Tubarão e da Federação das CDL do Estado. Foi o segundo catarinense a presidir a Confederação Nacional das CDL do país. Foi fundador e primeiro presidente da Associação do Jovem Empresário de Tubarão (Ajet). Eleito prefeito pelo PSDB, em 2000, com 23.222 votos. Foi também o primeiro prefeito reeleito na cidade, em 2004, com 34.215 votos. Em 2008, o seu partido, o PSDB elegeu o sucessor, o médico e saudoso prefeito Manoel Bertoncini, que foi vereador e suplente de deputado estadual, com 30.128 votos. Stüpp, sempre pelo PSDB, perdeu a eleição de 2012 para Olávio (PT) e 2016 para Joares Ponticelli (Progressistas). Foi deputado estadual como suplente convocado na Legislatura 2011/2014.

FOTO Progressistas Divulgação Notisul Digital

Estêner Soratto Jr. (22)

Estêner Soratto da Silva Jr., filho do ex-prefeito Soratto, já foi do PSDB e atualmente está no PL. Perdeu uma eleição para vice-prefeito em 2012, na chapa de Carlos Stüpp (PSDB), seu principal oponente em 2024. Soratto Jr. que já havia sido secretário regional e secretário de duas pastas do município de Tubarão, foi eleito vereador em 2020 com a segunda votação do pleito: 1625 votos, já pelo PL. Foi vice-líder do governo Joares Ponticelli nos dois anos em que exerceu o mandato. Soratinho foi eleito deputado estadual em 2022, com a 11ª votação dentro do partido que levou Jorginho Mello (PL) ao governo catarinense, com 25.622 votos. O primeiro ano do mandato foi dedicado à Secretaria da Casa Civil do governo Jorginho Mello.

FOTO Aline Rufino Divulgação Notisul Digital

Maristela Francisco (13)

Maristela Francisco foi indicada pelos convencionais da Frente Brasil Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB. Ela assumiu o lugar que os convencionais queriam garantir a Olávio Falchetti, que foi eleito prefeito da cidade em 2012. Olávio foi indicado candidato no dia 25 de maio, mas no dia seguinte já dava declarações de que não queria entrar na disputa.  Em 16 de junho a Frente decidiu por Maristela Francisco, policial civil aposentada, mestre em Ciências da Linguagem e doutoranda na mesma área. Na primeira convenção partidária realizada em Tubarão, a Frente escolheu o professor Paulão, que já foi vereador por duas vezes para ser vice na chapa da esquerda na cidade. Na última eleição o PT não elegeu nenhum vereador.

Assessoria PT Tubarão Divulgação Notisul Digital

Jorge Eduardo da Silva (28)

O PRTB confirmou chapa pura com o jornalista Jorge Eduardo da Silva PRTB) para prefeito e como vice, Andréia Pereira de Oliveira. Mestre calceteiro, profissional especializado em construção de calçadas e pavimento interno de prédios e condomínios, Jorge Eduardo é estudante de Direito e de Teologia. É presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Tubarão (Liest) e do AfroArt Brasil Sul de Etnias. Atua como intérprete e compositor, é colunista do Diário O Município. Foi membro da Sociedade Musical Lira Tubaronense.

Reprodução Mídias Sociais Jorge Eduardo da Silva Notisul Digital

PSDB e PP

Esta será a quarta vez que o PSDB vai às urnas com o Progressistas oferecendo o candidato a vice. Carlos Stüpp (PSDB) venceu duas vezes (2000 e 2004), com Angelo Zabot (PPB e PP), partido que antecedeu o Progressistas. Com e Manoel Bertoncinni (PSDB) venceu (2008) com Pepê Colaço (Progressistas) de vice. Agora, tenta repetir os resultados da eleição com Stüpp e Dr. Jean Abreu Machado (Progressistas).