Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos em diversas regiões afetadas pelas chuvas

Santa Catarina tem 149 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas, desde o dia 4 de outubro. Até o momento, 133 municípios estão em situação de emergência e as cidades de Rio do Sul e Taió em estado de calamidade pública.

O novo relatório da Defesa Civil divulgado às 18h desta terça-feira, 17, também destaca mapas de monitoramento meteorológico que apontam volumes de chuvas acima do esperado na primeira quinzena de outubro; as condições geológicas no estado, com regiões com risco muito alto para deslizamentos devido ao solo encharcado pelo acumulado de chuva; e um aviso hidrológico com previsão de inundação dos rios Uruguai e Chapecó.

As equipes do Governo do Estado seguem prestando auxílio aos atingidos. Atuam equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal. Até o momento o Governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios.