Construção será discutida em audiência

Tubarão

A construção do novo presídio feminino, em Tubarão, será assunto hoje de um encontro entre o secretário de desenvolvimento regional na Cidade Azul, Estêner Soratto da Silva Júnior e secretária de estado da justiça e cidadania, Ada de Luca. A audiência ocorrerá às 16h30min, em Florianópolis.
 
“Minha intenção é dar agilidade a este processo e, tão logo o projeto esteja terminado, iniciar a parte licitatória desta obra”, espera Soratto. 
 
O anúncio da construção tinha sido feito pela secretária no dia 28 de setembro de 2011, quando o Presídio Regional para os homens foi inaugurado, no bairro Bom Pastor.
 
A unidade feminina será construída em um terreno ao lado da unidade masculina e disponibilizará 72 vagas. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES).
 
Hoje, as presas da região ficam reclusas no antigo presídio, no bairro Humaitá de Cima. No entanto, os membros do Conselho Comunitário da localidade querem o fechamento da unidade. 
 
Eles reivindicam, há muitos anos, o espaço para a construção de uma área de lazer. Diversas mobilizações foram realizadas como idas na capital e o envio de vários ofícios ao governo estadual e para a prefeitura para agilizar a obra.