Conscientização sobre saúde do homem é tema de palestra na Câmara de Jaguaruna

Médicos especialistas abordaram sobre a importância da prevenção e cuidados para evitar o câncer de próstata.

Em alusão ao movimento Novembro Azul, que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, entidades de Jaguaruna promoveram um encontro com médicos especialistas para tratar sobre o tema na noite desta segunda-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores.

O urologista Francisco Henrique Marconato e o médico especialista em ultrassonografia Mário Tadeu Caporal, foram convidados para falar sobre o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. Eles destacaram a importância de manter a saúde com equilíbrio entre físico, mental, espiritual e emocional e compartilharam algumas informações sobre a doença.

O encontro foi organizado pela Eco Clínica, Cemed e Rotary Club de Jaguaruna, com apoio da Câmara Municipal.

Após as palestras, o público participante foi recepcionado com um café. A presidente da Câmara, Aline Vieira Bitencourt, destacou que a casa legislativa estará sempre aberta para incentivar a conscientização sobre a saúde e a interação com as entidades locais e a população.

Câncer de próstata

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Em Santa Catarina, estimam-se 1.700 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Somente em 2023, já foram registradas 439 mortes (até setembro) por decorrência da doença. Em 2022, foram 538. No Estado, 168 pacientes aguardam pela cirurgia de próstata.

Segundo o Ministério da Saúde, a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.