Concessão da ZPE de Imbituba: estudos iniciados por quatro grupos empresariais

Foto: SCPAR - Divulgação: Notisul Digital

A Comissão de Avaliação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) deu luz verde para quatro grupos empresariais realizarem estudos visando à concessão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba. O objetivo é explorar soluções para a gestão, operação e exploração dessa estrutura fundamental.

Autorização para estudos

Quatro grupos empresariais foram autorizados pela comissão a iniciar os estudos para a concessão da ZPE de Imbituba. Eles participaram do Chamamento Público e apresentarão propostas variadas para o desenvolvimento dessa área estratégica. Destaque para:

  • Moysés & Pires Sociedade de Advogados e Alvarez & Marsal Consultoria em engenharia Ltda;
  • NCA Engenharia e Consultoria SS e Neiva e Marques Advogados Associados;
  • Investor Consulting Partners Consultoria Ltda, Tavernard sociedade de Advogados e LR Engenharia e Empreendimentos Imobiliários Ltda;
  • Eagle Consultoria Econômica e de Engenharia Ltda, Graf Consultoria em Engenharia Ltda e Garin Infraestrutura Assessoria e Participações Ltda.

Prazo e avaliação

Os grupos terão até 11 de setembro de 2024 para entregar os estudos técnicos, que serão avaliados por uma comissão específica. A proposta selecionada servirá como base para a elaboração do edital de licitação da concessão da ZPE.

Sem custos para o estado

É importante ressaltar que todo o trabalho realizado pelos grupos não acarretará custos para o Estado de Santa Catarina. O ressarcimento dos estudos será realizado pela empresa vencedora do processo de concessão da ZPE de Imbituba.

Transformação e desenvolvimento

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, destaca que a iniciativa privada poderá transformar a ZPE de Imbituba em um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico da região, afastando práticas inadequadas e políticas do passado.