Comemorações do 7 de Setembro reúnem milhares de pessoas em cidades de SC

Brasília (DF) 07/09/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfila em carro aberto acompanhado da primeira dama, Janja durante desfile de comemoração da independência do Brasil. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Em Florianópolis, o tradicional desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil contou com mais de 5.100 participantes, somente em Florianópolis, entre alunos e Forças de Segurança do Estado. O governador Jorginho Mello esteve no evento, acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehm.

A cerimônia iniciou por volta de 9h com o acendimento do fogo simbólico da Pátria e revista às tropas. A chama foi acesa pelo presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão do Vôlei. Desfilaram na sequência grupos escolares e instituições civis, e os representantes Forças Armadas e demais forças de segurança de Santa Catarina.

“Quero cumprimentar todo o povo brasileiro nessa data magna. São 201 anos de independência. Estamos reunidos com muita satisfação em um momento cívico, militar e patriótico, celebrando de forma muito integrada entre nossos militares e civis, que hoje fazem um grande desfile”, disse o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Marcio Cossich Trindade.

Para o secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrar a sociedade do empenho e dedicação das forças de segurança. “É com grande satisfação que participamos do desfile deste ano, que celebra um marco fundamental em nossa história: a Independência do Brasil. Nossa presença aqui demonstra o compromisso das Forças de Segurança do Estado com a proteção da sociedade e a manutenção da ordem pública”, destacou o secretário.

Participaram também o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano de Souza, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, entre outras autoridades.

Em Tubarão, no Sul do Estado, os desfiles de entidades e escolas voltou a ocorrer na Avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro da cidade. Os festejos pela independência se estenderam por toda a manhã e começo da tarde. O desfile cívico militar foi fechado pelo Colégio Dehon, a maior escola da região e que, neste ano, festeja 76 anos, com dois prêmios internacionais oferecidos pelo Google.

Em Blumenau, os desfiles de 7 de Setembro, em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil foram realizados na Rua 15 de novembro, no Centro da cidade, no período da manhã. Ao todo, desfilaram 50 atrações, com aproximadamente 3 mil participantes. O desfile, organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e teve a participação de instituições de ensino, entidades, grupos da comunidade, corporações musicais do Programa de Bandas e Fanfarras e também do 23° Batalhão de Infantaria (23º BI).

Em Joinville, maior cidade catarinense em número de habitantes, o desfile de 7 de Setembro foi realizado na Avenida Beira-Rio, a avenida José Vieira. Mais de 40 grupos desfilaram para milhares de pessoas que se organizaram nas calçadas e os milhares de participantes do desfile.

Em Chapecó, maior cidade do Oeste Catarinense, o prefeito João Rodrigues (PSD), cancelou os desfiles programados para comemorar o Dia da Independência na cidade. Segundo o prefeito, a decisão foi motivada por conta de informações sobre a programação de grupos de manifestantes que poderiam retirar o brilho da comemoração e provocar tumultos durante o evento.

Enquanto isso, em Brasília, o presidente Luís Inácio Lula da Silva desfila, em carro aberto – o Rolls Royce, da Presidência da República, – por uma Esplanada dos Ministérios sem público, e mesmo assim, o presidente e a primeira dama acenavam. Esta é a primeira vez que a população deixa de comparecer em massa aos desfiles de militares, forças de segurança, escolas, bombeiros e organizações não governamentais nos festejos pela passagem da Independência do Brasil.