Comandante Moisés é eleito com mais de 71% dos votos

Tubarão

Comandante Moisés (PSL) será o novo governador de Santa Catarina a partir de 1º de janeiro 2019. Com 100% dos votos apurados Moisés vence a disputa do segundo turno com  71,09% dos votos válidos (2.644.179 milhões de votos). Gelson Merisio (PSD), ficou com 28,90% dos votos válidos (1.075.242 milhões de votos). Branco foram 3,60% (151.653) e nulos 8,13% (342.415).

Moisés tem 51 anos e é natural de Florianópolis. Formado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), ele disputa a eleição pela primeira vez. O candidato do PSL já trabalhou em Tubarão quando atuava no Corpo de Bombeiros. Além da Cidade Azul, ele  também trabalhou, na maior parte como comandante do quartel, em Florianópolis e Criciúma. Desde 2016, Carlos Moisés é bombeiro da reserva.

Estreante em cargos eletivos, Moisés apresentou rápido crescimento nas pesquisas de intenção de voto no primeiro turno, subindo de quarto colocado, para a segunda posição. Ele afirma que entrou na política este ano para ajudar a resolver os problemas que os políticos tradicionais não conseguiram solucionar.

O agora governador é filiado ao PSL, partido de Jair Bolsonaro, desde março deste ano e não há registro de filiação em outras legendas anteriormente. Ele é contrário ao aborto (defende apenas os casos já previstos na legislação), à legalização das drogas e à pena de morte. É favorável, mas com ressalvas, à revogação do estatuto do desarmamento.