CCR ViaCosteira monta operação especial na BR 101 para o Natal e o Réveillon

A CCR ViaCosteira realiza, entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro, uma operação especial de orientação e atendimento com campanha de segurança direcionada aos condutores, motoristas e passageiros que utilizarão a BR-101 Sul (SC) durante os feriados de Natal e Réveillon e no período de férias escolares. A operação conta com viaturas extras de atendimento, campanhas de segurança com entregas de folhetos e mensagens educativas nos painéis de mensagens variáveis (PMVs). A expectativa da Concessionária é que cerca de 2 milhões de veículos trefeguem pelo trecho Sul catarinense, entre Paulo Lopes e Passo de Torres, no período entre os dias 22 e 2 de janeiro. São 220 quilômetros do trecho Sul catarinense, sob a concessão da CCRViaCosteira.

Com as festas de final de ano e o período de férias escolares, a CCR ViaCosteira realiza campanhas educativas direcionadas aos motoristas que vão viajar com a família e também às comunidades localizadas nas proximidades da rodovia. Nas praças de pedágio, serão distribuídos folhetos com alerta aos motoristas sobre a importância de fazer a revisão do veículo para viajar e dicas de segurança. Já comerciantes e moradores do entorno da BR-101 receberão, por meio das equipes de atendimento operacional, folhetos com orientações sobre os riscos de misturar álcool e direção.

“O final de ano é um período em que temos uma mudança no perfil dos usuários que trafegam pela rodovia. Com o objetivo de contribuir com a segurança dos motoristas e passageiros, sempre temos a preocupação de realizar campanhas que envolvam os usuários”, comenta Joelson Ferreira, gerente de Atendimento e Operação da CCR ViaCosteira.

Tráfego final de ano CCR ViaCosteira

Para o feriado de Natal, a Concessionária prevê um aumento no volume de tráfego na rodovia entre os dias 22 e 23 de dezembro e, para o feriado de Réveillon, entre os dias 29 e 30 de dezembro. A expectativa da CCR ViaCosteira é que 780 mil veículos trafeguem pelo trecho Sul catarinense no feriado de Natal, entre sexta-feira, dia 22 e terça-feira, dia 26, e 800 mil veículos para o Réveillon, entre sexta, dia 29 e terça-feira, dia 2.

A previsão de saída nos dois sentidos da rodovia é de 300 mil veículos para o feriado do Natal, entre sexta-feira, dia 22 e sábado, dia 23, e de 320 mil veículos para o Réveillon, entre sexta, dia 29 e sábado, dia 30.

Evite os horários de Pico

Natal

Sexta-feira (22/12) Horário de pico das 7h às 18h
Sábado (23/12) Horário de pico das 7h às 11h
Segunda-feira (25/12) Horário de pico das 9h às 11h e 15h às 19h
Terça-feira (26/12) Horário de pico das 8h às 16h

Ano Novo

Sexta-feira (29/12) Horário de pico das 8h às 19h
Domingo (31/12) Horário de pico das 15h às 17h
Segunda-feira (01/01) Horário de pico das 10h às 20h
Terça-feira (02/01) Horário de pico das 7h às 18h

Campanhas de segurança

Durante o feriado, a CCR ViaCosteira realiza duas campanhas de segurança. A primeira, é sobre a importância de revisar o veículo antes de viajar e a segunda é sobre a direção combinada com bebida alcoólica, prática que coloca em risco a própria vida do condutor e de todos os usuários da rodovia. As ações incluem as divulgações de mensagens educativas nos painéis de mensagens variáveis (PMVs), ações educativas com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além da distribuição de folhetos das campanhas nas praças de pedágios e pelos agentes das viaturas de operação da concessionária.

Operação Especial Fim de Ano

Para auxiliar os usuários durante a viagem, a BR-101 Sul (SC) será inspecionada por mais de 14 viaturas e 100 profissionais. Entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência, que estarão 24 horas à disposição dos usuários, em regime de revezamento, distribuídos em 8 bases operacionais ao longo dos 220 quilômetros da rodovia sob a concessão.

Durante os feriados de Natal e Réveillon, a CCR ViaCosteira colocará equipes extras da operação em pontos estratégicos da rodovia, a fim de agilizar o atendimento nos dias com previsão de maior volume de tráfego, ou seja, na saída e no retorno dos feriados. Na saída e no retorno dos feriados, também haverá reforço operacional nas praças de pedágio com todas as cabines em operação.

Para isso, a concessionária reforça aos usuários que antes de seguir viagem, tenha atenção às dicas de segurança:

➢ Use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
➢ Se beber, não dirija;
➢ Não use o celular ao dirigir;
➢ Respeite o limite de velocidade;
➢ Não trafegue pelo acostamento;
➢ Faça ultrapassagem somente em locais seguros;
➢ Sob chuva, reduza a velocidade e não pare sobre a faixa de rolamento;
➢ Realize revisão nos itens básicos de seu veículo tais como: pneus (verifique o estepe), água, óleo, combustível e iluminação (revisão geral nas lâmpadas).

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário (Imbituba, no km 267, sentido Sul; Laguna, no km 305, na pista sentido Norte; Sangão, no km 354, na pista sentido Sul e em Santa Rosa do Sul, no km 447, sentido Norte). Há ainda 21 equipamentos, sendo cinco ambulâncias de resgate, seis guinchos entre leves e pesados, quatro viaturas de inspeção de tráfego, dois caminhões para apreensão de animais, dois caminhões de combate a incêndio e duas minipás carregadeiras para atendimento a incidentes.

As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.

Disque CCR ViaCosteira, WhatsApp e site

Os usuários da CCR ViaCosteira podem contar ainda com o Disque CCR ViaCosteira 080025555 50, número de telefone que oferece gratuitamente informações sobre as condições da estrada 24 horas por dia, e que também pode ser utilizado para solicitação de socorro médico ou mecânico. Há, ainda, o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3130, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível na Apple Store e Play e também os telefones de emergência nos dois túneis em Tubarão, no Morro do Formigão, em Paulo Lopes, no Morro Agudo, e nas quatros bases do SAU.

Informações sobre condições da estrada podem também ser obtidas por meio do site da Concessionária na Internet, https://www.ccrviacosteira.com.br/ .

Utilize o pagamento automático

Para agilizar a passagem nas praças de pedágio, o condutor ou motorista pode optar pelo pagamento automático, serviço oferecido por empresas credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O uso de tags de pagamento automático permite ao usuário passar pela praça sem necessidade de parar em uma das cabines. A lista de empresas credenciadas pode ser acessada pelo link https://www.ccrviacosteira.com.br/servicos/cobranca-automatica.

Radares em Operação

A concessionária alerta que já estão em operação na BR-101 Sul (SC) todos os controladores de velocidade que auxiliam na fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Obras suspensas

Não haverá execução de serviços para obras ao longo do trecho Sul catarinense no período de final de ano.

Foto: Comunicação/CCR ViaCosteira