Campanha do laço branco: Apitaço contra a violência

Amanda Menger
Tubarão

Combater a violência doméstica e contra a mulher é o principal objetivo da campanha do laço branco, celebrada hoje em todo o mundo. Em Tubarão, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove, a partir das 8h30min, um apitaço. A concentração será às 8 horas, em frente à Unisul TV. “Nós participaremos do programa Mais Mulher, apresentado por Sibele Cristina às 8 horas. Depois, às 8h30min, faremos um apitaço e seguiremos em passeata da Unisul TV até a praça da Catedral”, afirma a presidenta do conselho, Maria Aparecida Caprestano.

Na praça, serão oferecidos serviços às mulheres como corte de cabelo, massagem relaxante, distribuição de camisinhas, testes de glicemia, informações à saúde e a marcação de exames como o preventivo de câncer do colo de útero. “Estes serviços serão prestados até as 13 horas. Entre 9 e 10 horas, será realizado um debate sobre a violência contra a mulher, que será transmitido ao vivo pela Unisul TV. Será a oportunidade para discutir como prevenir os casos de agressões verbais, físicas e morais”, sugere Maria Aparecida.

Só neste ano, a delegacia de proteção à mulher registrou mais de 600 denúncias pela lei Maria da Penha (que pune a agressão doméstica). Em 2007, o número de queixas ficou em torno de 400. “As mulheres estão mais conscientes de que é preciso denunciar. Chega de sofrer calada. Acredito que é por isso que os registros de casos aumentaram, as mulheres resolveram falar o que sentem e o que passam”, avalia. Amanhã, será realizada uma missa comemorativa, na igreja São José Operário, em Oficinas, às 19h15min.

Cães de rua
Durante o protesto, será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos para os cães de rua. A iniciativa faz parte do Movimenta-cão, organizado por um grupo de voluntários que se sensibilizou com a situação dos animais abandonados. “Quem puder colaborar pode trazer sacos de ração ou então trazer o ticket do local onde comprou a ração que será repassado aos voluntários que irão até o estabelecimento comercial buscar o donativo”, relata Maria Aparecida. O quarto encontro do Movimenta-cão ocorre hoje, no auditório da Amurel, com início às 19h30min.