Boto Pescador Scooby se livra da rede de pesca que estava enrolada

O Boto Pescador é uma atração turística de Laguna (SC) e protegido por lei e pela comunidade

A Secretaria de Pesca e Agricultura divulgou que o Boto Pescador “Scooby”, cetáceo conhecido dos pescadores locais, estava enrolado em uma rede de pesca. Hoje o mamífero foi visto sem as amarras do equipamento de pesca, e aliviou a apreensão dos pescadores e fãs do cetáceo. Foi mais de uma semana de observação do drama vivido pelo Boto Scooby.

Segundo o pescadores, o boto “trabalhou” durante a manhã desta segunda–feira, dia 5, cercando os cardumes de peixe na localidade do Arial. Na última semana, a Secretaria de Pesca e Agricultura, a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros mobilizaram uma ação de monitoramento dos movimentos do boto pescador, popularmente conhecido como Scooby, após denúncias de que o animal estava com uma rede de pesca enrolada em no dorso.

A cidade de Laguna detém o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores, aprovado em Lei Federal desde 2016. A população do mamíferos da ordem Cetacea atinge mais de 50 indivíduos, no Litoral de Laguna. Os golfinho circulam no Canal da Barra em busca de tainhas, para se alimentarem, e ao cercar os cardumes, os conduzem na direção dos pescadores.

A Pesca com os Botos recebeu certificado de registro de patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. Os golfinhos são patrimônio de Laguna e atraem turistas e jornalista de todo o planeta.