Bombeiro auxilia mãe a salvar bebê: Ajuda vem pelo telefone…

Amanda Menger
Tubarão

Ontem foi um dia que não será mais esquecido pela família de Nicolly Borges Egídio, de um mês. A menina foi salva pela mãe, Fernanda Folle Borges, que, por telefone, recebeu as instruções de um bombeiro para desafogá-la. O engasgamento ocorreu durante a amamentação.

“A mãe nos ligou desesperada pela situação da menina. Aos poucos, consegui acalmá-la e passei as instruções para que ela desobstruísse as vias aéreas do bebê. Pedi que ela virasse o bebê de bruços e passasse dois dedos nas costas da menina, de baixo para cima. Assim, ela conseguiu desengasgar a criança”, conta o soldado André Viana Nizo, do Corpo de Bombeiros de Tubarão.

Enquanto repassava os procedimentos à mãe, uma guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou-se para o bairro Santa Lúcia, em Capivari de Baixo. “Os colegas chegaram à residência e encaminharam a menina, com a mãe e a avó Brígida Folle Borges, até o Pronto Atendimento 24 horas de Capivari, para que ela recebesse o atendimento médico”, conta André.

É a segunda vez, em pouco mais de três meses, que André ajuda a salvar a vida de uma criança engasgada. “Eu trabalho no caminhão e, há alguns meses, eu cobri as férias de um colega como telefonista no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) e justamente no primeiro dia de trabalho eu fiz este atendimento. E hoje (ontem) um colega me pediu para ficar no Cobom enquanto ele atendia outra ocorrência e atendi esta ligação. É muito gratificante saber que com o nosso treinamento a menina foi salva”, diz André.

Logo depois de receber alta, a família de Nicolly quis conhecer o bombeiro André. “Adorei conhecê-lo. A vida da minha neta só foi salva por causa dele. Vou tirar uma foto da menina e trazer em um porta-retrato para ele. Manteremos contato para que ele possa acompanhar o crescimento de Nicolly”, revela a avó.