Aviões retidos por enchentes começam a ser retirados do Salgado Filho

FOTO Divulgação/Fraport Brasil Notisul Digital

As aeronaves que ficaram represadas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido às enchentes das últimas semanas, começaram a ser retiradas do complexo aeroportuário neste sábado (8/6). A operação prevê a retirada de 9 de um total de 47 aviões que ficaram retidos pelo alagamento do aeroporto, que teve as operações suspensas desde o dia 3 de maio.

FOTO ANAC Divulgação Notisul Digital

Operação autorizada pela Anac com medidas de segurança

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação de retirada das aeronaves mediante a adoção de procedimentos e ações de segurança. A administração do aeroporto, em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Fraport Brasil, responsável pela concessão do Salgado Filho, garantiu a execução das medidas necessárias.

  • Coordenação com o Decea
  • Participação dos operadores aéreos
  • Concessão da Fraport Brasil

Termo de responsabilidade e avaliação de risco necessários

Para a obtenção da autorização de retirada das aeronaves do Salgado Filho, é necessário que as empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões assinem um termo de responsabilidade. Além disso, cada operador aéreo deve realizar uma avaliação de risco para obter uma autorização especial de voo, uma vez que o aeroporto está com as operações suspensas.

Para receber notícias do Notisul, clique aqui

Operações aéreas regulares seguem suspensas

Apesar do translado das aeronaves em caráter excepcional, as operações aéreas regulares no Aeroporto de Porto Alegre permanecem suspensas por tempo indeterminado. A liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros ainda não está permitida.