Aulas de música ajudam na aprendizagem

A música pode ser um importante instrumento de ensino. Muitas escolas da rede municipal de Tubarão oferecem programas para que os alunos possam aprender algum instrumento, através do programa Peate, no período contrário ao das aulas. A Escola Juscelino Kubistcheck, no bairro São Cristóvão, é um exemplo.

Desde o ano passado, as crianças têm aulas de flauta doce. Hoje, a turma conta com 17 estudantes, do 2º ao 5º anos. O professor Fabiano Garcia analisa que os pupilos tiveram um bom progresso. “É de muita importância o projeto musical na escola, pois desperta o aluno para aprender outros instrumentos musicais e favorece a disciplina e a concentração”, explica.

A aluna Mariana Herdt adora a experiência. “Eu amo tocar flauta. Fico muito feliz e me emociono”, conta. O seu colega Alberto César Gonçalves Júnior gosta bastante das apresentações. “É bom porque pode impressionar as outras pessoas”, relata Alberto.
No ano passado, os alunos da Juscelino Kubistcheck fizeram uma grande apresentação no Espaço Integrado de Artes (a Bolha) na Unisul. E todos estão na torcida para que repitam a dose este ano.

Culminância do projeto Folclore

Durante este mês, os alunos da Escola Juscelino Kubistcheck, no bairro São Cristóvão, em Tubarão, aprenderam mais sobre o folclore. E, para mostrar tudo o que sabem, na manhã desta sexta-feira, farão uma grande apresentação para os pais e colegas. E, para completar, poderão desfrutar de um lanchinho bem gostoso, preparado pelas merendeiras. Os ingredientes serão levados pelos estudantes. Os quitutes serão cartucho, pipoca, maçã do amor. Também participarão de várias brincadeiras, como de bola de gude, pião, pé de lata, dentre outras.

Maratona Enem

O Colégio Dehon está entre as escolas do Brasil que aplicarão a Super Maratona Enem do Sistema Anglo de Ensino. As provas terão como referencial as quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza e humanas, matemática, linguagens. A maratona será dividida em três categorias: fundamental, destinada a alunos do 8º e 9º ano, treineiros, para alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio e simulado Enem versão compacta, destinada aos estudantes do terceirão. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da maratona (http://www.maratonanovoenem.com.br/) até este domingo. Dentre todos os participantes, haverá uma premiação nacional para os estudantes que obtiverem as pontuações mais altas da maratona. No provão do fundamental, os dois estudantes mais bem classificados receberão como prêmio uma viagem de uma semana à Disneylândia, em Orlando, e a gratuidade do ensino médio na escola que realizou a prova. No provão de treineiros, os dois alunos com maior pontuação também receberão como prêmio uma viagem de uma semana para a Disneylândia e a gratuidade da 3ª série do ensino médio na escola que realizou a prova. Já os cinco participantes do simulado Enem versão compacta que obtiverem maior pontuação receberão, cada um, como prêmio, R$ 2 mil em inscrições para vestibulares 2012. Os resultados serão divulgados a partir do dia 21 do próximo mês.

Lição de casa

Pode parecer chato, mas fazer a lição de casa é importante para assimilar o conteúdo repassado dentro da sala de aula. Para o aluno, é importante para que ele entenda melhor o conteúdo. Para os professores, a correção das atividades permite que eles vejam as dificuldades e deficiências dos estudantes. E, para os pais, é uma forma de acompanhar o que é ensinado na sala de aula.