Ator global fará papel de Giuseppe Garibaldi em nova edição de A Tomada de Laguna

Com expectativa de atrair cerca de 15 mil espectadores, a Tomada de Laguna 2024 será realizada entre os dias 14 e 30 de março de 2024, na cidade Sul catarinense, que foi palco da Epopeia da Revolução Farroupilha e da República Juliana, durante o Brasil Império. O ator que vai reviver o italiano que mudou a história da cidade e da região, Giuseppe Garibaldi, é experiente em produções de TV e de cinema. Com personagens interpretados em novelas de TV, o ator gaúcho Miguel Coelho foi o contratado para viver Giuseppe Garibaldi na nova edição do espetáculo teatral ao ar livre.

Outro suspense também chegou ao fim na noite de ontem, quarta-feira, dia 20, em evento realizado no Clube Blondin, sede transitória do Instituto CulturAnita, em Laguna. Autoridades, atores, voluntários, imprensa e comunidade puderem conhecer cada detalhe do espetáculo, que deve movimentar até 15 mil espectadores no próximo ano.

Apresentada pela primeira vez há quase 25 anos, a Tomada de Laguna é o maior espetáculo épico encenado ao ar livre do Sul do Brasil. São 300 atores e figurantes envolvidos em uma produção que conta com mais 200 técnicos e profissionais especializados para trabalhar com montagem de palcos, cenografia, efeitos especiais, seguranças e sonorização, cuidadosamente preparados para provocar fortes emoções no público.

“Estamos muito felizes em poder, mais uma vez, encenar a Tomada de Laguna, que é um marco da nossa história”, comemora o presidente do Instituto CulturAnita, Milton Cavalcanti. O evento, no próximo ano, será encenado entre os dias 14 e 30 de março, sendo que o primeiro dia será a contrapartida social com ingresso solidário. Por dia, serão 1,6 mil espectadores.

O diretor do CulturAnita, ex-prefeito e historiador Adílcio Cadorin, ressaltou a inserção do espetáculo no Plano Municipal de Cultura da cidade de Laguna, que está em fase de discussão na Câmara Municipal. “Assim, ficará garantida a realização da Tomada a cada dois anos, com direito a inserção no Orçamento do Município”, frisa.

O prefeito Samir Ahmad falou da importância desta retomada histórica. “A Tomada de Laguna movimenta a nossa economia trazendo para a cidade milhares de turistas, profissionais altamente qualificados que vêm preparar o cenários, a sonorização, luzes, efeitos, computação, entre outras especialidades”, sublinha o chefe do Executivo, que também assinou o termo de compromisso para que a Prefeitura de Laguna passe a fomentar o espetáculo.

Em 2024, a realização será possível graças ao repasse de R$ 1,2 milhão, pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), com recursos da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O Governo do Estado e as fundações culturais de Laguna e de Santa Catarina são apoiadores.

Gaúcho vive papel de Garibaldi

Com personagens vividos em novelas da TV Globo e da Rede Record de Televisão, o ator gaúcho Miguel Coelho foi anunciado para viver a personagem histórica do general Giuseppe Garibaldi, na nova edição do espetáculo. Já familiarizado com a cidade, ele foi apresentado ao público nesta noite. “Me sinto honrado em poder viver uma figura histórica tão importante”, comemora o ator.

O CulturAnita irá anunciar brevemente o nome da atriz que será responsável por viver Anita Garibaldi. Os contatos já foram feitos e o Instituto espera concluir a negociação ainda no primeiro mês do novo ano.

Fotos Divulgação CulturAnita