Alunos estudam para Prova Brasil

Os estudantes da Escola Pequena Polegar, na comunidade de Vila Flor, em Capivari de Baixo, preparam-se bastante para efetuar a Prova Brasil. A avaliação servirá para ajudar a melhorar a educação no município.
A cada 15 dias, os alunos fazem um simulado. As atividades iniciaram na segunda-feira. Com o desempenho, é possível avaliar como melhorar o desempenho e quais as principais dificuldades. As provas são fornecidas pela secretaria de educação da prefeitura e os professores fazem uma adaptação. Somente ao alunos do 5º ano fazem a avaliação.

A Prova Brasil, junto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ajuda a avaliar a qualidade de ensino no sistema brasileiro de educação. Os testes são aplicados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. Os estudantes respondem questões de língua portuguesa, focada na leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também respondem a um questionário socioeconômico. Professores e diretores respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A média obtida nas duas avaliações subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Escola Dom Anselmo recebe vereadores mirins em sessão itinerante

Ontem, alunos-vereadores da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo promoveram mais uma sessão da Câmara Mirim. Desde o mês passado, as sessões são itinerantes. Já receberam os pequenos parlamentares as escolas Dom Anselmo, no bairro Santa Lúcia; Santo André; Vitório Marcon, na comunidade de Ilhotinha.

Para o secretário de educação e cultura da prefeitura, José Wanderley Araújo da Rosa, o projeto é uma maneira de chamar a atenção do aluno para a realidade social e política em sua escola. “É fundamental que sejam despertadas nos adolescentes e jovens desde já a consciência crítica e a educação política, dando novos rumos ao futuro”, analisa o secretário.

Os pequenos vereadores fazem requerimentos à prefeitura e enfatizam as prioridades nas escolas. Eles também propõem discussões e fazem audiências públicas.
“Quando se pensa em política, não se trata apenas de partidos e eleições, pois o ser humano vivendo em sociedade é, por si só, político. Além da família, a escola é o grande berço para o exercício da cidadania, dos direitos e deveres”, observa o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

Sesc e a educação

Amanhã, alunos da Escola Pequena Polegar, em Vila Flor, Capivari de Baixo, participarão de uma empolgante atividade no Sesc de Tubarão. Eles se envolverão de atividades que envolvem cinema.