Alunos aprendem sobre preservação

Nesta semana, alunos da escola Padre Paulo Herdt, no KM 63, em Tubarão, assistiram uma palestra sobre conservação ambiental, ministrada pela coordenadora do programa municipal de educação ambiental, Paula Wronski Aguiar.
O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância de adotar estilos de vida que não degradem o meio ambiente, e também como proteger os recursos naturais.
A intenção do programa é despertar no cidadão uma cultura ecológica, que contribua para a formação de pessoas capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica e consciente.
Conforme Paula, o programa atende escolas municipais, empresas de médio e grande porte e comunidades com palestras e cursos de capacitação sobre diversos temas ambientais. Entre as temáticas abordadas estão: coleta seletiva do lixo e reciclagem; desenvolvimento sustentável; consumo consciente e conservação ambiental.

Trânsito consciente

Na próxima segunda-feira inicia a Semana Nacional do Trânsito. O tema escolhido para ser trabalhado neste período é “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2020: juntos podemos salvar milhões de vidas”.
O tema foi proposto em uma assembleia realizada pela ONU. Hoje, 1,3 milhão de pessoas morrem, no mundo, vítimas de tragédias no trânsito. A maior incidência de acidentes ocorre com pessoas com idades entre 15 a 44 anos.
Em Tubarão, será feita, pela secretaria de segurança e patrimônio da prefeitura, algumas ações integradas em escolas. O objetivo principal é conscientizar pedestres e condutores para respeitar as leis de trânsito e a sinalização. As ações segue até o dia 25 deste mês, quando é lembrado o Dia Nacional do Trânsito.

Alunos artistas

Os alunos do colégio Dehon dão um show de talento. Hoje é o último dia de espetáculos teatrais do festival Encena Dehon. Você pode conferir, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, as peças ‘Avalon Hight’, ‘Comédias da Vida Privada’ e ‘Incidente em Antares’. A entrada é gratuita.

Ontem, foram apresentadas as peças ‘Lua Nova’ e ‘Um Amor Para Recordar’, entre outras. Na primeira noite, cinco encenações foram feitas para familiares e comunidade. As grandes estrelas foram os alunos das séries iniciais.
As peças que abriram o festival foram ‘O Jacarezinho Egoísta’, ‘A Esperança é a Última que Morre’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Lindinha’ e ‘Julieta, a Vampira Espoleta’. As duas últimas são de autoria de Carolina Bassi, de nove anos, estudante do 5º ano.
Os atores são todos alunos do grupo de teatro do colégio, que hoje reúne 120 estudantes. O grupo é coordenado pela professora de arte e teatro Carla Marcelino, com participação da educadora Adriana Brasil.

Capacitação de professores

Hoje, 17 professores da rede municipal de ensino de Tubarão participam do Seminário de Alfabetização do curso pró-letramento – alfabetização e linguagem, do Ministério da Educação e Ciência (MEC). É a primeira vez que a rede de ensino tubaronense participa.