Ações estão programadas na região

Uma das grandes preocupações de ambientalistas é com a prevenção de mares e rios  - Fotos: Rafael Andrade/Notisul
Uma das grandes preocupações de ambientalistas é com a prevenção de mares e rios - Fotos: Rafael Andrade/Notisul

Tubarão

Várias ações dedicadas à prevenção do ecossistema em Tubarão e região ocorrem neste fim de semana. No domingo, é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diversas maneiras de conscientizar a população ocorrem na Cidade Azul desde a última segunda-feira. Uma série de atividades foi realizada e outra está agendada. As ações alusivas à data encerram somente no próximo dia 11.

Um dos eventos de destaque será a remada no rio Tubarão, a partir das 8h30min, neste sábado. Quem deseja participar da atividade deve se reunir em frente ao campo de instrução do Exército. No mesmo dia, serão plantadas 200 mudas de árvores na beira-rio. “A importância de trazer projetos diferenciados a esta programação é o envolvimento de mais pessoas. Isto resulta em uma maior conscientização”, constata a coordenadora da Fundação de Meio Ambiente da Cidade Azul, Renata Porto.

No domingo, no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo, ocorre um passeio ciclístico às 10 horas, além de serem oferecidas oficinas ambientais, apresentações culturais e shows com as bandas Jamaica Groove, Soda Acústica e Seu Maneca, a partir das 13h30min. O acesso é gratuito.

Com uma malha ferroviária de 164 quilômetros, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que passa por 14 cidades do Sul catarinense, carrega em seus vagões responsabilidade de prevenir o meio ambiente. A empresa, que tem sede em Tubarão, direciona investimentos em diversas ações e iniciativas sustentáveis, tanto aplicáveis à comunidade interna quanto externa. Vários mutirões de limpeza são realizados ao longo da linha férrea, além de aplicar o programa de coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras e incentivo ao plantio de mudas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Ilhas de Sustentabilidade
As mudanças climáticas e alguns impactos causados pelo homem têm comprovado a necessidade de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Práticas sustentáveis como ações voltadas para a preservação do verde, redução do consumo de água e energia, gestão apropriada de resíduos e das emissões de gases do efeito estufa são alguns dos temas discutidos na Semana Mundial do Meio Ambiente, organizada pela prefeitura da Tubarão, em parceria com empresas, escolas e entidades de classe.

 Na próxima terça, das 9 às 17 horas, estão programadas Ilhas de Sustentabilidade em diversos pontos do município. A Tubarão Saneamento, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na Cidade Azul, como apoiadora do projeto, coordenará a Ilha da Praça Luiz Pedro de Medeiro, na Matriz São José Operário, no bairro Oficinas. No local estará disponível a Usina de Gerenciamento de Resíduos da Concessionária, para o acondicionamento de pilhas, baterias e eletrônicos. Nesta data, também será possível descartar óleo de cozinha.

A iniciativa visa orientar a população sobre o descarte correto destes resíduos, uma prática já comum no cotidiano dos colaboradores da Tubarão Saneamento. Desde 2012, a Concessionária trabalha em medidas sustentáveis, a partir da reciclagem, para reduzir o impacto ambiental. A preocupação com a separação do lixo é uma maneira de contribuir na coleta seletiva e diminuir o acúmulo.