A vez dos homens na sala de cirurgia!

Zahyra Mattar
Tubarão

Quem poderia imaginar que os homens entrariam para um mercado até pouco tempo exclusivamente feminino. Hoje, homens e mulheres dividem espaço nos consultórios médicos quase que na mesma proporção. E nesta leitura devem ser inclusos os adolescentes e também quem já vive a melhor idade!

A vaidade masculina deixou de ter relação com a orientação sexual, passando a ser feita, e aceita, em homens de diferentes idades, profissões e situações financeiras, uma vez que os procedimentos estéticos estão cada vez mais acessíveis.

Procedimentos na face, como o lifting (rejuvenescimento da pele) e a ritidoplastia (cirurgia da face) são muito procurados por eles. Mas a cirurgia mais preferida pelo lado ‘azul da força’ é a lipoaspiração. 

Segundo o cirurgião plástico Andy Ern, muitos homens recorrem a este tipo de plástica quando, apesar das dietas e dos exercícios físicos, a gordura localizada insiste em enfeiar o abdômen.

“Este procedimento é indicado para os casos de gordura no abdômen, os indesejáveis pneuzinhos, nas mamas e até para aquela papada embaixo do queixo, o famoso queixo duplo”, detalha o médico.

O procedimento é, geralmente, muito eficaz. Mais do que nas mulheres. O motivo? Além de os homens manterem a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada.

A recuperação é rápida e geralmente em uma semana já é possível voltar ao trabalho, e em cerca de um mês a rotina volta totalmente ao normal. “É sempre bom salientar que a lipoaspiração visa apenas a retirada da gordura localizada e não serve para a perda de peso”, lembra o médico.

Os cuidados pós-cirúrgicos são os mesmos indicados para as mulheres: drenagem linfática precoce, o uso de cinta específica e repouso relativo. 

Além do abdômen do Thor, os homens também encaram outros procedimentos para desenhar o corpo. Entre eles, estão o implante de próteses, de silicone ou outros materiais, para aumentar bíceps, peitoral e nádegas.

Adolescentes
• O número de cirurgias plásticas em adolescentes entre 14 e 18 anos mais que dobrou em quatro anos – saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91.100 em 2012 (141% a mais).
• Em 2013, mais de 113 mil pessoas com menos de 18 anos realizaram algum procedimento estético. Isso corresponde a 1% do total de cirurgias plásticas feitas no país.
• Entre as meninas, a lipoaspiração é a cirurgia mais procurada (foram 211 mil procedimentos só em 2011), seguida do implante de silicone nas mamas.
• Nos meninos, os procedimentos mais procurados são a ginecomastia (redução das mamas que crescem demais) e a cirurgia para corrigir a orelha de abano.