A união faz a força: Juventude quer atenção

Um das reivindicações dos jovens de Braço do Norte é a promoção de cursos de qualificação de mão-de-obra.
Um das reivindicações dos jovens de Braço do Norte é a promoção de cursos de qualificação de mão-de-obra.

Wagner da Silva
Braço do Norte

A juventude de Braço do Norte aproveitará o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, para organizar um amplo debate sobre as prioridades para os próximos anos no município. A reunião ocorre às 19 horas, na câmara de vereadores.

A iniciativa do evento partiu da ala jovem do PMDB, mas todos os outros partidos estão convidados, assim como pessoas não filiadas, a participar. Isso porque o objetivo é, após o debate, transformar as sugestões em uma espécie de pauta de reivindicações, que será apresentada aos gestores públicos e ao futuro governador do estado.

Para o presidente da JPMDB, Michel Fernandes Sombrio, a juventude precisar organizar-se, independente de partido, e lutar pelo seu espaço. “Nosso objetivo é mudar a realidade dos jovens de hoje. Estamos esquecidos e a única forma de fazer com que nossos governantes nos vejam é nos organizar”, considera o presidente.
Entre os projetos, Michel exemplifica uma prioridade da região. “Muitas empresas tradicionais da região são obrigadas a buscar mão-de-obra qualificada fora, até mesmo em outros estados. Porque não unir forças para qualificar as pessoas que vivem aqui? Lutar para melhorar a renda destas famílias?”, indaga.

Ele também expõe o interesse em desburocratizar o acesso a recursos para o esporte e a cultura, por meio da lei de incentivo fiscal do estado. “Muitas empresas querem contribuir, mas hoje é muito difícil. É burocrático demais. Queremos buscar alternativas para trazer mais benefícios”, antecipa Michel.

Peixe na merenda escolar

Além do debate, os jovens que participarão do encontro promovido pela JPMDB de Braço do Norte, terão a oportunidade de conhecer a Fundação Ulysses Guimarães e o programa de Ensino a Distância (EAD) da instituição.

São oferecidos cursos de formação em políticas públicas, como marketing eleitoral, direitos administrativos e improbidade parlamentar, por exemplo. As aulas ocorrem na Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale). “Os cursos têm o objetivo de criar lideranças, formar opinião”, avalia o presidente do JPMDB, Michel Fernandes Sombrio.

Além do interesse no desenvolvimento, Michel afirma que a parceria com a Acivale, presidida pelo empresário Silvio Bianchini, serve para demonstrar o engajamento em tornar o Vale um local com mais oportunidades, especialmente aos jovens.
“Muitos podem achar que a parceria tem cunho político, mas estão enganados. Silvio não é inscrito em nenhuma sigla. É um empresário que pensa no futuro e quer apenas que o desenvolvimento ocorra de forma integrada. Também acredito que a união de entidades e grupos representativos é o caminho para o amadurecimento e crescimento da região”, complementa Michel.