Como criar metas atingíveis

Mesmo escrevendo “em papel” suas metas muitas pessoas têm dificuldade de alcança-las, e você sabe por que isso acontece? Como o último texto que publicamos abordava a importância de se ter objetivos claros, tanto as de curtíssimo quanto de médio e longo prazo, hoje vamos trazer algumas dicas de como defini-los de modo que se torne mais fácil concretizá-los. 

O primeiro passo é descrever quais são estes objetivos, que podem ser tanto no âmbito pessoal quanto familiar e/ou profissional. Seja específico, pois quanto mais genérico for mais fácil de perder o foco e não atingir plenamente o planejado, e tenha ciência que metas são tarefas possíveis de serem alcançadas dentro do prazo estipulado, então “pense grande” e audacioso, mas seja realista. 

Tão importante quanto definir “o que” é determinar o “quando”. Assim, a próxima etapa é definir o prazo. Em alguns casos definir datas limites intermediárias poderá ajudar muito pois servirão como uma espécie de “checkpoint” e monitoramento do progresso feito até então, o que permitirá fazer correções se necessário. 

Defina prioridades. Seja por propor muitas tarefas, ou por restrições de recursos (financeiros, tecnológicos, de tempo, etc), poderá ser necessário você agrupar seus objetivos por ordem de prioridade. De nada adianta querer fazer tudo e no final não chegar a lugar nenhum.

Uma vez criadas as metas, estipulados prazos e prioridades, defina as estratégias necessárias, ou seja, você já sabe onde quer chegar e quando deverá estará “lá”, agora é hora de escolher o caminho que irá percorrer. 

A seguir descrevo dois exemplos para lhe inspirar:

Meta 1: Ingressar no mercado de trabalho na área tecnológica

Prazo: 2 anos 

Estratégias: 

* Ingressar em um Curso Técnico (duração média entre 1,5 a 2 anos);

* Criar o hábito de ouvir diariamente podcasts que abordem as temáticas de tecnologia, empregabilidade e carreira;

* Começar a seguir canais que apresentem as novidades e tendências na área pretendida; 

* Complementar a formação com cursos  de formação inicial e continuada, sejam eles  presenciais ou EaD;

* Fortalecer tanto suas “hard skills” (competências técnicas) quanto suas “soft skills” (competências comportamentais);

* Criar um portfólio com as principais realizações dos últimos anos, destacando as com maior impacto profissional e também aquelas com impacto social; 

* Fazer uso das mídias sociais com parcimônia evitando a exposição pessoal exagerada, principalmente se isso poderá lhe prejudicar numa futura entrevista.

Meta 2: Fazer uma viagem internacional (intercâmbio)

Prazo: 3 anos 

Estratégias: 

* Pesquisar mais sobre o destino desejado a fim de ajudar a traçar um itinerário otimizado, bem como o melhor período de viagem. Alguns destinos apresentam grande variação nos valores de hospedagem e passagens dependendo da época do ano;

* Estimar qual será o custo total da viagem, considerando obtenção de visto, bilhetes aéreos e outros deslocamentos, hospedagem, seguro de viagem, custos com roupas (caso vá para um lugar frio), alimentação, matrículas e materiais didáticos, passeios, compras, etc. Em seguida dividir este valor pelos meses anteriores ao embarque e conferir o quanto será necessário reservar mensalmente para ter “tudo pago” quando chegar a hora de embarcar;

* Tirar o passaporte o visto (se for exigido pelo país destino);

* Atualizar sua carteira de vacinação;

* Fazer aulas para aumentar sua proficiência no idioma do país a ser visitado;

* Colocar na sua rotina ouvir pelo menos 1 podcast diariamente com dicas de vocabulário no idioma nativo, e ainda se possível outros que abordem a cultura e temas gerais. Além de melhorar sua proficiência também lhe ajudará entender mais sobre o dia-a-dia do destino;

Vou deixar aqui um desafio para que você crie suas próprias metas de desenvolvimento pessoal / profissional considerando os conhecimentos que precisará adquirir para os desafios do novo mercado de trabalho, seja para manter sua empregabilidade em alta, seja para começar uma nova carreira. 

Seja num pedaço de papel ou numa planilha eletrônica, comece ainda hoje a traçar as estratégias para alcançar suas metas e não tenha medo de mudar seus planos quando necessário. E como já escrevemos na última semana, faça de 2020 o ponto de inflexão na sua vida.