Metas para 2020

Janeiro se aproxima do fim, e com a chegada de fevereiro o ano definitivamente começa a fluir, pois as férias chegam ao fim, aulas reiniciam e a rotina do dia-a-dia volta para a maioria dos brasileiros (embora há quem diga que o ano só inicia depois do carnaval). E este é o momento que pode tornar-se o ponto de inflexão para aqueles que decidirem assumir uma iniciativa positiva em relação ao seu desenvolvimento pessoal.

Isso é possível pois este é o período do ano que a maioria das escolas estão com suas inscrições abertas para os novos cursos regulares, sejam eles de nível técnico ou graduação, mas acima de tudo, é quando muitos de nós traçamos nossas metas para o ano que se inicia.

Então, se estamos falando de metas pessoais, que tal associá-las ao contexto mundial no que tange ao desenvolvimento tecnológico? O qual entre muitas outras consequências, inevitavelmente irá produzir uma grande transformação nas relações trabalhistas com a oferta cada vez menor de empregos formais tais como conhecemos, mas com a crescente oferta de trabalho nas áreas de tecnologia, bem-estar entre outras, porém, com diferentes formas de vinculação entre empresa demandante e profissional qualificado.

E para esta década de 2020 mais do que nunca será necessário reforçar as chamadas “soft skills” tanto quanto as “hard skills”, ou seja, tanto as suas competências comportamentais que não são fáceis de demonstrar por meio do seu currículo, quanto as suas habilidades técnicas comprovadas por certificações e portfólio de suas realizações. 

Mas como fazer isso? Uma sugestão é estipular seus objetivos a curto prazo, que pode ser até o final deste ano ou no máximo 2 anos, depois os de médio e longo prazo olhando para um prazo de 5, 10, 20 anos ou mais tempo. Feito isto, devemos fazer o sentido inverso, estipulando quais serão as ações necessárias para alcançar os feitos desejados e então, “colocar a mão na massa” para que o que foi escrito saia do papel. (No próximo texto vou trazer algumas dicas de como fazer este planejamento)

Para auxiliar neste processo, vou deixar duas dicas de metas (sem estipular um prazo final) e como é possível alcança-las com um esforço mínimo. 

1. Se sua meta é aprender uma nova língua, então além dos caminhos tradicionais de se matricular em uma escola de idiomas, seja ela presencial ou a distância, você poderá reforçar este aprendizado incluindo em sua rotina diária 1 ou 2 podcasts com dicas de vocabulário e gramática e também mais alguns produzidos na língua nativa que você estará aprendendo;

2. Se sua meta é um novo emprego, ou quem sabe até mesmo uma nova profissão, um bom caminho é se matricular em um Curso Técnico. Além de ter uma duração menor (geralmente entre 1,5 a 2 anos), são bem focados em áreas específicas capazes de fortalecer muito suas hard skills nestes campos de conhecimento. Aqui na Cidade Azul são muitas as ofertas de cursos técnicos, que vão desde gratuitos aos pagos, das áreas de humanas às tecnológicas passando pela de saúde e gestão, e todos com inscrições abertas agora no início de 2020.

Quanto as áreas com mais perspectivas de crescimento nos próximos anos podemos afirmar que praticamente todas oferecerão boas oportunidades desde que você seja um profissional dedicado e qualificado, porém, se dentre todas tiver que escolher alguma, minha sugestão é que foque em tudo que se relacione a tecnologia ou ao bem estar da humanidade. E por que estas duas áreas?  Pois as máquinas e robôs serão indissociável dos seres humanos num curto prazo, e estes, deverão recorrer ao objetivo principal que é “voltar” a serem “seres humanos”.

E por fim, busque otimizar o seu tempo para maximizar seu aprendizado com algumas dicas simples:

• Durante seu deslocamento diário, seja para ir à escola ou ao trabalho, comece a criar o hábito de ouvir podcasts além das suas músicas favoritas. (veja mais aqui). Como dica de produtores, temos o Pêssego Atômico produzido por uma galera aqui de Tubarão, NerdCast, Café Brasil, SciCast, Escriba Café, e muitos outros;

• Se você ainda não tem o hábito de leitura, comece aos poucos, identifique um estilo de literatura que você goste e dedique alguns minutos por dia, pode ser logo cedo ou antes de dormir;

• Para quem curte navegar no youtube, pode intercalar vídeos de sua preferência com os vídeos do TEdTalks https://www.youtube.com/user/TEDxTalks ou outros sobre tecnologia;

• E mesmo os aficionados por TV e séries também podem aprender muito, pois além dos milhares de filmes disponíveis nos aplicativos de streaming de vídeo, também há vários documentários muito bons.

Se você já tem seus objetivos bem definidos e está trabalhando para torna-los realidade, meus parabéns! Caso ainda não, faça de 2020 seu ponto de inflexão.