Podcast: uma forma de aprender em movimento

Enfim chegamos à primeira semana de janeiro de 2019, o que para muitos significa desfrutar de muito descanso, festas, passeios e viagens, e pode ser também um momento de muitas descobertas para criação de novos hábitos neste novo ano que se apresenta. Afinal de contas, quem disse que nas férias não podemos aprender também?

Se você viajará por muitas horas de carro, ou fará longas caminhadas, uma alternativa interessante é ouvir podcasts. Tanto smartphones com sistema operacional iOS quanto Android possuem aplicativos específicos para acessar este tipo de conteúdo (agregadores de podcast), que geralmente são disponibilizados em áudio e eventualmente em vídeo ou texto, e que você pode baixar os episódios quando tiver conectado a uma rede wi-fi e consumi-los em qualquer lugar, mesmo com o telefone desconectado da internet, como numa fila de banco utilizando um fone de ouvido, andando de bicicleta, correndo ou no próprio som do carro.

Quanto aos conteúdos, as opções são infindáveis e certamente existirá muitos canais que lhe interessarão. As opções vão desde resumo de livros de negócio a episódios sobre comédia, história, conteúdos técnicos, discussões políticas, e muito mais.

Gosta de história? Então o “Escriba Café” é uma excelente opção. Os conteúdos são elaborados com uma qualidade impecável tanto no roteiro quanto no áudio. Aprenda mais sobre a história da aviação, democracia, das sete maravilhas do mundo antigo, das guerras mundiais, personalidades que mudaram o mundo, e muito mais. São dezenas de episódios disponíveis.

Para os amantes da ciência e do desenvolvimento tecnológico, o “Scicast” lhe ajudará a entender mais sobre temas cotidianos envolvendo matemática, química e física. Comece pelo episódio #293 e aprenda mais sobre a evolução dos automóveis, desde os primeiros motores carburados até a evolução que nos conduzem aos tão esperados carros autônomos.

Para os aficionados pelo mundo dos super-heróis o “NerdCast” talvez seja o mais conhecido podcast, além dos temas nerd ainda há episódios praticamente sobre tudo. E para aqueles que querem ouvir uma pegada mais política e polêmica além de provocações que nos fazem refletir sobre o desenvolvimento pessoal, o “Café Brasil” é outra excelente opção.

Aproveite ainda para aprender uma nova língua, um novo conteúdo, enfim, quase sobre tudo por meio de podcasts. Você irá se viciar nesta forma fácil de aprendizado.

Agregadores Podcast
Agregadores de podcast são aplicativos específicos que permitem baixar os conteúdos diretamente no seu smartphone ou tablet. Para o sistema iOS (iPhone, iPod e iPad) o mesmo conta com um APP nativo chamado “Podcasts”. Há inúmeros outros que podem ser baixando também no iOS quanto no Android, onde os mais conhecidos são os APPs: “Spotify”, “TuneIn Radio”, “SoundCloud”, “Google Play Music”, “CastBox”, “Podcast Addict”, dentre muitos outros. Por serem muitas opções de agregadores, alguns conteúdos poderão estar disponíveis em algumas plataformas, e em outras não, além do que, alguns são mais intuitivos e fáceis de usar, enquanto outros por oferecerem alguns recursos mais avançados podem ser um pouco mais complexos.

Os conteúdos na sua maioria são gratuitos e permitem baixar tanto os últimos episódios quanto os mais antigos. Porém, existem alguns produtores que fazem materiais específicos para seus assinantes, e para tal cobram por eles. Neste caso, será necessário receber o “feed do canal” que nada mais é do que um link exclusivo e que não é publicado para os demais assinantes.

Primeiros passos
Se você possuir um iPhone, provavelmente já terá o APP “Podcasts” instalado nativamente, caso contrário, acesse a APP Store e baixe-o gratuitamente. Se o seu smartphone for um Android, vá até a loja Play Store e baixe um dos tantos agregadores de podcast disponíveis, uma sugestão para começar é o APP Podcast Addict.

Em seguida, busque os conteúdos que desejar e então assine o canal. Eventualmente poderá ser necessário fazer algumas configurações da forma que você deseja receber e organizar os novos episódios.

Então por fim, basta baixar os episódios que desejar, conectar o fone de ouvido ou o celular diretamente no som do seu carro, e aproveitar a sua caminhada ou viagem para aprender coisas novas.

Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.