Foto: Divulgação

Lideranças da região Sul de Santa Catarina estiveram reunidas em Criciúma para falar sobre a possível desativação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

Em 2017 a empresa adotou no Brasil a aplicação da estratégia de descarbonização e desde então vem analisando encaminhamentos para o Complexo; entre eles o fechamento gradual até 2025. O tema mobilizou a comunidade política de todo Sul do Estado e representantes do setor carbonífero, já que o possível fechamento da usina termelétrica afetaria dezenas de municípios.

A reunião contou com a presença do Governador Carlos Moisés, que cumpriu agenda no Sul do Estado nesta quarta-feira. Também estavam na reunião o presidente da Alesc Júlio Garcia, presidente da Celesc Cleicio Poleto Martins, prefeito eleito de Capivari de Baixo Vicente Correa, prefeito Clésio Salvaro de Criciúma, deputados estaduais Luiz Fernando Cardoso e Ricardo Guidi e deputada federal Giovana de Sá.

Na próxima segunda-feira (14), acontecerá um novo encontro, desta vez no teatro da Arena Multiuso em Tubarão, com prefeitos da região, entidades e representantes do Governo do Estado para dar encaminhamentos ao tema.

Enquanto isso representantes da esfera federal e estadual de Santa Catarina, se reuniram com Ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque, em Brasília para deliberar sobre o assunto. O Ministro propôs a criação de um grupo de trabalho, junto com a bancada catarinense liderada pelo deputado Federal Daniel Freitas para buscar soluções.

“Não podemos mais conviver com este problema, vamos trabalhar para resolver esta situação de forma permanente, que atenda os interesses e não gere tamanho prejuízo para Santa Catarina e, principalmente, para a região Sul do Estado”, ressaltou o Ministro.

O senador Jorginho Mello, o deputado federal Lucas Redeker, os deputados estaduais Felipe Estevão e Volnei Weber, além do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, também participaram da reunião em Brasília.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul