Início Geral Debate na Secretaria do Desenvolvimento Social marca os 30 anos do ECA

Debate na Secretaria do Desenvolvimento Social marca os 30 anos do ECA

Para comemorar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realizou um debate nesta quarta-feira, 22, das 14h às 16h, pelo canal do YouTube da pasta. Com a Lei 8.069 de 1990, crianças e adolescentes passaram a ter direitos específicos visando garantir a proteção de meninos e meninas de 0 a 18 anos. A transmissão ao vivo contou com a presença de especialistas na área e foi aberta para todos que desejassem participar.

“O processo de construção da cidadania de nossas crianças e adolescentes passa pela garantia de seus direitos humanos, por isso é tão importante toda sociedade conhecer e debater o ECA”, explica a responsável pelas medidas socioeducativas da SDS, Neylen Junckes, quem fará a mediação do encontro.

Direitos Humanos e seus desafios é o tema que abre o debate, com apresentação de Paulo Roberto Cardoso de Andrade, escrivão da Polícia Civil. Sandra Maria Pasqualini Vansuita, pedagoga e coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativas dos municípios de Rodeio e Ascurra, fala sobre Os direitos humanos e as MSE.

A transmissão ao vivo segue com abordagem sobre A ética dos dados como materialização dos direitos humanos, realizada pela assistente social da SDS e coordenadora técnica estadual do Sipia CT, Márcia Adriana Araújo. Maurício Garcias, estudante do Curso de Serviço Social da UFSC, complementa o debate com o tema A (não) vivência dos direitos humanos .

ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Trata do direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, assim como do direito à guarda, à tutela e à adoção. O ECA é peça fundamental para garantir os direitos da criança e do adolescente em relação à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer e à proteção no trabalho.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Sair da versão mobile