Início Geral Curso de Medicina da Unesc é avaliado pelo MEC como insatisfatório

Curso de Medicina da Unesc é avaliado pelo MEC como insatisfatório

FOTO Unesc Divulgação Notisul

O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, recebeu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC) — avaliação considerada insatisfatória. Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 309 cursos de Medicina foram analisados no país, e apenas seis obtiveram a nota máxima (5).

Apenas seis cursos de Medicina atingiram nota máxima no CPC

Dos 309 cursos de Medicina avaliados em 2023, somente seis alcançaram a nota máxima (5). Confira os destaques:

  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP)
  • Faculdade Israelita Albert Einstein (SP)

    Faculdade Israelita tem nota 5, melhor avaliação no CPC do MEC  FOTO Divulgação Notisul
  • Universidade do Oeste Paulista – Unoeste (SP)
  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp (SP)
  • Centro Universitário Governador Ozanam Coelho – Unifagoc (MG)
  • Centro Universitário Católico Salesiano – Unisalesiano (SP)

Já o curso da Unesc está entre os 22 que receberam CPC 2, nível considerado insatisfatório. Com isso, a universidade está sujeita a medidas de correção previstas pelo Inep.

Cursos com CPC 1 e 2 podem sofrer sanções

Cursos com avaliação insatisfatória no CPC, como os com nota 1 ou 2, receberão uma visita de avaliação in loco. Caso o desempenho permaneça abaixo do esperado no Conceito de Curso (CC) definitivo, a instituição precisará firmar um termo de compromisso para corrigir as falhas apontadas. Se não houver melhoria dentro de um ano, o curso poderá sofrer sanções, como suspensão de novas vagas ou até encerramento da graduação.

O CPC considera os seguintes critérios:

  • Desempenho dos alunos no Enade
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD)
  • Qualificação e regime de trabalho do corpo docente
  • Opinião dos estudantes sobre estrutura, organização e formação oferecida

Unesc evita comentar resultado específico e destaca IGC

Procurada pela Redação do Portal Notisul para comentar a nota baixa no CPC do curso de Medicina, a Unesc não se manifestou diretamente sobre o caso. Em vez disso, divulgou um comunicado destacando o desempenho institucional no Índice Geral de Cursos (IGC), no qual obteve nota 4 — considerada boa.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, “este resultado histórico é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica e reforça o compromisso da Unesc com a qualidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação”. A reitora, que está no segundo mandato, assume novo período de gestão em julho deste ano.

Curso de Medicina da Unesc terá que passar por avaliação do Inep

Com o conceito 2, o curso de Medicina da Unesc será submetido a novas avaliações do Inep. O desempenho poderá comprometer a continuidade da oferta da graduação caso as melhorias exigidas não sejam implementadas no prazo determinado.

Quer estar sempre por dentro do que realmente importa?
No Notisul, você recebe notícias com apuração séria, linguagem acessível e análise que faz sentido. Chega de fake news e manchetes vazias! Aqui, a informação é conferida, contextualizada e chega direto no seu WhatsApp.
Entre agora no nosso grupo exclusivo e acompanhe, em tempo real, os principais acontecimentos do Brasil e do mundo — direto no seu celular ou computador.
clique aqui para fazer parte
Notisul. Informação de verdade, do seu jeito.
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp