O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, recebeu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC) — avaliação considerada insatisfatória. Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 309 cursos de Medicina foram analisados no país, e apenas seis obtiveram a nota máxima (5).
Apenas seis cursos de Medicina atingiram nota máxima no CPC
Dos 309 cursos de Medicina avaliados em 2023, somente seis alcançaram a nota máxima (5). Confira os destaques:
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP)
- Faculdade Israelita Albert Einstein (SP)
Faculdade Israelita tem nota 5, melhor avaliação no CPC do MEC FOTO Divulgação Notisul - Universidade do Oeste Paulista – Unoeste (SP)
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp (SP)
- Centro Universitário Governador Ozanam Coelho – Unifagoc (MG)
- Centro Universitário Católico Salesiano – Unisalesiano (SP)
Já o curso da Unesc está entre os 22 que receberam CPC 2, nível considerado insatisfatório. Com isso, a universidade está sujeita a medidas de correção previstas pelo Inep.
Cursos com CPC 1 e 2 podem sofrer sanções
Cursos com avaliação insatisfatória no CPC, como os com nota 1 ou 2, receberão uma visita de avaliação in loco. Caso o desempenho permaneça abaixo do esperado no Conceito de Curso (CC) definitivo, a instituição precisará firmar um termo de compromisso para corrigir as falhas apontadas. Se não houver melhoria dentro de um ano, o curso poderá sofrer sanções, como suspensão de novas vagas ou até encerramento da graduação.
O CPC considera os seguintes critérios:
- Desempenho dos alunos no Enade
- Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD)
- Qualificação e regime de trabalho do corpo docente
- Opinião dos estudantes sobre estrutura, organização e formação oferecida
Unesc evita comentar resultado específico e destaca IGC
Procurada pela Redação do Portal Notisul para comentar a nota baixa no CPC do curso de Medicina, a Unesc não se manifestou diretamente sobre o caso. Em vez disso, divulgou um comunicado destacando o desempenho institucional no Índice Geral de Cursos (IGC), no qual obteve nota 4 — considerada boa.
Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, “este resultado histórico é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica e reforça o compromisso da Unesc com a qualidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação”. A reitora, que está no segundo mandato, assume novo período de gestão em julho deste ano.
Curso de Medicina da Unesc terá que passar por avaliação do Inep
Com o conceito 2, o curso de Medicina da Unesc será submetido a novas avaliações do Inep. O desempenho poderá comprometer a continuidade da oferta da graduação caso as melhorias exigidas não sejam implementadas no prazo determinado.
No Notisul, você recebe notícias com apuração séria, linguagem acessível e análise que faz sentido. Chega de fake news e manchetes vazias! Aqui, a informação é conferida, contextualizada e chega direto no seu WhatsApp.
Entre agora no nosso grupo exclusivo e acompanhe, em tempo real, os principais acontecimentos do Brasil e do mundo — direto no seu celular ou computador.
clique aqui para fazer parte
Notisul. Informação de verdade, do seu jeito.