terça, 10 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Zulair Fernandes

Setembro Amarelo

Publicado em 04/09/2019 00h10

  Setembro Amarelo

Entramos para mais um Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio. O assunto que já foi um grande tabu, mas ganhou a devida visibilidade com a criação da data, e cada ano que passa a conscientização da população aumenta, mas o que infelizmente tem aumentado junto, são as estatísticas de pessoas que cometem o ato. No Brasil, a cada 45 minutos alguém morre por suicídio, a cada três segundos há uma tentativa falha de tirar a própria vida, e uma definitiva a cada 40 segundos. O suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), alarmante esses números, não é mesmo?
Os altos índices são fatores para começarmos a quebrar estereótipos, e sermos mais solidários, prestar mais atenção nas pessoas que nos cercam, e ainda mais em nossas atitudes que refletem na vida do outro. O mês é de conscientização e prevenção, cada um tem que fazer sua parte, mas vale lembrar que empatia, solidariedade e respeito são ‘camisas’ que devemos vestir o ano todo. Um bom abraço e ombro amigo são de extrema valia quando identificamos indícios em alguém que amamos. Mas para quem ainda tem o sentimento retraído em falar sobre o assunto com um conhecido, existe o serviço gratuito de prevenção do suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188 ou do site: www.cvv.org.br.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.