Boas notícias!

A ativista pelo direito dos animais, Luisa Mell, conquistou mais uma vitória pela causa, resgatou 1,7 mil cachorros de um canil em Piedade (SP), que praticava maus-tratos. A rede de pet shops Petz, uma das maiores empresas do tipo no Brasil, era um dos grandes clientes desse canil. Logo após o ocorrido, cancelaram o contrato e Sergio Zimerman, presidente da rede Petz, que se pronunciou na noite desta terça-feira, comunicando que a rede não vai mais comercializar cães e gatos. Os defensores de animais elogiaram a postura do presidente da rede e comemoraram muito a decisão.
“O grupo Petz decidiu não vender mais filhotes em suas 82 lojas em todo o país. A partir de agora, a rede de pet shops só terá cães e gatos para adoção, em parceria com ONGs do projeto Adote Petz”, diz a nota da assessoria de imprensa.
Temos que espalhar esse tipo de conscientização. Animais não são objetos! Não se compra, adota-se. Quem realmente gosta de animais não vai se importar com a espessura do pelo, com seu tamanho ou sua beleza. Se eu filho não nasce com base nas suas expectativas não tem como vender e comprar um novo, certo?

Pajubá, de onde vem essa linguagem?
O pajubá tem origem na fusão de termos da língua portuguesa com termos extraídos dos grupos étnico-linguísticos nagô e iorubá – que chegaram ao Brasil com os africanos escravizados originários da África Ocidental – e reproduzidos nas práticas de religiões afro-brasileiras. Os terreiros de candomblé sempre foram espaços de acolhimento para as minorias, incluindo a comunidade LGBT+, que passou a adaptar os termos africanos em outros contextos. Essa comunidade criou ferramentas para, através da linguagem, criar um senso de pertencimento. É poder conversar sobre o que quiser no metrô, no ônibus, na rua e se entender, é como criar um mundo dentro do mundo. O dialeto, que foi tema de questão no Enem em 2018, também está cada vez mais presente em letras de música. “O pensamento de pertencimento através da cultura é urgente.
Glossário – Lançado em 2006 pelo jornalista Vitor Angelo e do pesquisador Fred Lib, o Aurelia é um dicionário de expressões oriundas do pajubá.
Bafos – adj.
Termo referente a algo ou alguém que causou alguma coisa. Ex.: aquela noite foi bafo, bi!” 
Jogar o picumã – expr.
Virar a cabeça, mudando o cabelo de lado, tal como as loiras fazem, com a intenção de menosprezar ou ignorar alguém.

Livras: Mulheres e Livros
Livras, a primeira livraria feminista de Santa Catarina – e uma das primeiras lojas físicas dedicadas ao gênero (literalmente) no Brasil, na tradicional rua Quinze de Novembro, a casinha azul do número 181 vem movimentando o distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, Norte de Florianópolis, segundo andar da casa azul – o térreo é ocupado pelo Atelier Santo de Casa, desde o fim de dezembro. A mentora, bióloga paulista Ligia Moreiras, 40, diz: “você não vai encontrar manuais para criar crianças, livros que padronizam, culpabilizam ou agridem mulheres; você vai encontrar publicações que respeitam a diversidade de mentes, corpos e amores”.