Início Geral Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”, morre aos 91 anos no Rio de...

Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”, morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

FOTO Tomaz Silva ABr

Chargista, escritor e jornalista Ziraldo Alves Pinto morreu neste sábado, 6, aos 91 anos, devido a falência múltipla dos órgãos. O velório será amanhã, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), das 8h às 14h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16h30, no Rio de Janeiro.

Vida e legado de Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto, nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, no Vale do Aço mineiro, era conhecido desde a infância por sua paixão por desenho. Aos 7 anos, publicou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas, em Belo Horizonte. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a divulgar seus cartuns na revista A Cigarra.

O Menino Maluquinho

A obra mais famosa de Ziraldo, “O Menino Maluquinho”, lançada em 1920, tornou-se um ícone da literatura infantojuvenil brasileira. O sucesso da história em quadrinhos resultou em adaptações para o cinema, com destaque para o filme estrelado por Samuel Costa.

FOTO Amazon.com Reprodução Notisul Digital

Família e casamento

Ziraldo foi casado com Vilma Gontijo por mais de quatro décadas, com quem teve três filhos: Daniela, Antônio e Fabrízia. Posteriormente, ele se casou novamente com Márcia Martins da Silva.

Legado artístico

Além de cartunista e criador do “Menino Maluquinho”, Ziraldo era também jornalista, cronista, pintor e dramaturgo, deixando uma marca indelével na cultura nacional com sua versatilidade artística e seu talento singular.

Ziraldo em Tubarão

Ziraldo esteve na Unisul, em Tubarão, em abril de 2004, quando foi Paraninfo dos formandos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, das turmas 2003/2. Foi recebido pelo então reitor e presidente da Fundação Unisul, o professor Gerson Luiz Joner da Silveira. O cartunista autografou um guardanapo para Fernando Silva, então estudante do Ensino Fundamental e fã do “Menino Maluquinho”.

Reprodução Mídias Sociais Notisul Digital
Sair da versão mobile