Início Colunistas Zulair Fernandes Você usa ou ele te usa?

Você usa ou ele te usa?

Duas semanas sem WhatsApp. Perdi alguns ‘eventos’, mas ganhei vida, isso que não me afastei 100% das redes sociais, mas lembrei muito do ano de 2009, quando tinha um ‘Nokia’ onde as coisas mais legais nele eram a possibilidade de trocar a capinha, e o jogo da cobrinha, se precisasse de qualquer coisa urgente tinha que ligar e esperar que me atendessem. Hoje, se demoro um pouco mais para responder no Whats, já recebo mensagens do tipo “amiga, o que tais fazendo que não responde?”, e mesmo sendo totalmente dependente desse advento por vários benefícios que ele me traz, percebi o quanto ele nos afeta também de forma negativa, vale muito a pena deixar o celular algumas horinhas em standby. Faz quanto tempo que você não desbloqueia o celular? Alguns segundos? E desses tantos desbloqueios, quantos deles foram realmente úteis? Podemos debater um dia inteiro sobre seus prós e contras, pois existem sim dois lados dessa moeda, como tudo na vida depende da forma a qual manuseamos. Você tem usado corretamente? Em 2018, foi feita uma pesquisa pela Global Mobile Consumer Survey, intitulada “A mobilidade no dia a dia do brasileiro”, que apontou os seguintes dados:

• Os brasileiros desbloqueiam diariamente o celular, em média, 78 vezes, e esse número sobe para 101 quando tratamos de pessoas entre 18 e 24 anos;
30% dos entrevistados garantem que “perdem a hora” de dormir porque ficam vagando sem rumo pelas redes sociais;

• 42% deles se esforçam muito para limitar o uso do celular, mesmo que, na maioria das vezes, sem sucesso;

• Mais de 60% já utilizaram o celular para resolver problemas do trabalho fora do horário de serviço, ou seja, no que teoricamente deveria ser o horário de descanso.

Ainda acho incrível essa conectividade, mas precisamos aprender a ressignificar prioridades e ter as plataformas digitais como aliadas. Economizar tempo, esse é o intuito, e não o tomar.

Sair da versão mobile