Início Opinião Vocação

Vocação

A palavra vocação é muito usada e, quase sempre, indevidamente. É comum identificarmos vocação com tendência pessoal ou profissional. Antes de tudo, é bom ver a origem e o sentido desta palavra. Vocação vem da palavra latina vocare = chamar. Vocatio = chamamento, chamar, eleger, escolher.
Então, se vocação é chamamento, deve haver alguém que chama e alguém que é chamado. Portanto, não é simples tendência ou inclinação pessoal, mas é chamada. E, se alguém chama, chama para alguma coisa, não chama à toa…
Estamos falando de vocação numa perspectiva de fé e de Igreja. Então, podemos definir a vocação como: o chamado que brota do mais íntimo do ser humano, onde ressoa a voz de Deus. Portanto, vocação aqui tem uma dimensão essencialmente religiosa.

O mês de agosto nos lembra o chamado, o convite, a vocação. O Senhor chama a segui-lo e envia para anunciar o seu reino. Mas para quem é dirigido este convite? Na verdade, toda pessoa batizada é também chamada! Depois, cada uma vai sentir no coração qual é a vontade de Deus para sua vida, assumindo uma tarefa específica. Por isso, procuremos rezar sempre, para que não faltem pessoas disponíveis a trabalhar na messe do Senhor, seja na família, na igreja e na sociedade. Há muito o que fazer, mas nem sempre tem gente pronta a dizer sim! Jesus disse: segue-me.
O segue-me de Jesus Cristo direcionado a um jovem passa por você. Se calar, continuaremos sem pastores. Comece hoje, não perca tempo. Faça aos jovens e às jovens do reino de Deus o convite de Cristo. Lembre-se: para fazer convite a uma vida desregrada existem outros meios. Para fazer um convite em favor de uma sociedade melhor, precisa somente de você. Portanto, anuncie o convite de Jesus: segue-me! Pois a messe é grande, poucos são os operários…

Outra vocação especial, que ocupa um lugar de honra na igreja, é o chamamento à vida consagrada. Sob o exemplo de Maria de Betânia, que “ficou sentada aos pés de Jesus, escutando-lhe a sua palavra” (Luc. 10: 39), muitos homens e muitas mulheres consagram-se a um seguimento total e exclusivo de Cristo. Embora estas pessoas desenvolvam vários serviços no campo da formação humana e no cuidado dos pobres, no ensino ou na assistência aos doentes, não julgam tais ações como o objetivo principal de sua vida.
O sinal da juventude talvez seja uma extraordinária vocação para as felicidades fáceis.
Jovem, Cristo conta contigo! Qual a sua resposta?

Sair da versão mobile