Início Geral Visitas às escolas de Gravatal divulgam Festival da Cultura e da Paz

Visitas às escolas de Gravatal divulgam Festival da Cultura e da Paz

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Nos dias 8 e 9 de julho, Marta Fogaça, facilitadora de Biodança, Ruan Mendes, professor e artista, e Ana Baiana, também facilitadora de Biodança, visitaram diversas Escolas de Educação Básica em Gravatal para divulgar o 21⁰ Festival da Cultura e da Paz. Os alunos e professores receberam os visitantes com muito carinho e receptividade, participando ativamente das atividades e vivências propostas.

Significado da Bandeira da Paz é explicado aos alunos

Marta Fogaça explicou aos participantes o significado da Bandeira da Paz, um símbolo universal resgatado por Nicholas Roerich. A bandeira, que possui três esferas vermelhas cercadas por um círculo vermelho maior sobre um fundo branco, simboliza a espiritualidade, a arte, a ciência e a totalidade da cultura, além de representar o passado, o presente e o futuro no círculo da eternidade.

Gravatal institui Dia Municipal da Cultura e da Paz

Gravatal, assim como muitas cidades ao redor do mundo, instituiu o dia 25 de julho como o Dia Municipal da Cultura e da Paz. Marta destacou a importância de celebrar a cultura de paz como uma oportunidade para desenvolver o bem-estar na comunidade e convidou todos os alunos, professores e suas famílias a participarem do festival.

Pilares da paz e cultura são destacados

Ana Baiana ressaltou que a construção da paz e da cultura depende de todos e destacou cinco pilares fundamentais para essa construção:

  • Respeito: reconhecer a legitimidade do outro e acolher as diferenças.
  • Amor: base do bem viver, espalhando amor e fortalecendo o respeito.
  • Cuidado: disposição afetiva para antecipar o bem-estar do outro.
  • Amizade: promover encontros e espalhar o bem.
  • Vínculo: fortalecer os laços de amor e amizade.

Atividades práticas promovem vivência da paz

Ana e Marta convidaram as crianças e os adultos para participar de três movimentos com músicas sobre a paz: caminhar como comunidade, segurar as mãos do colega e oferecer paz e amor, e, por fim, troca de abraços. Cada escola construiu, com desenhos, “uma nova Terra”, destacando o que é necessário para viver em paz e fortalecer as expressões culturais.

Exposição na Praça dos Direitos Humanos

Ruan Mendes, com sua arte, vai preparar os trabalhos coletivos para uma exposição na Praça dos Direitos Humanos, que ocorrerá no dia 28 de julho. Agradecemos às escolas pela disponibilidade em nos receber e pela participação ativa de todos.

Sair da versão mobile