Pela primeira vez, seis vinícolas dos Vales da Uva Goethe, associadas à Progoethe, marcam presença no Congresso Raízes. O evento, maior congresso gastronômico do Sul do Brasil, ocorre de 3 a 5 de novembro no Centreventos em Itajaí, e nesta 4ª edição discute “A cozinha do amanhã”, com foco em práticas sustentáveis e inovadoras.
Tradição e inovação na enogastronomia catarinense
A uva Goethe, exclusiva do Sul de Santa Catarina, é a base de vinhos e espumantes frescos que harmonizam bem com frutos do mar – combinação ideal para o evento. A participação no Congresso Raízes permite que as vinícolas apresentem a história da primeira Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, destacando o terroir da região e sua tradição vitivinícola singular.
Conexão com o cenário gastronômico nacional
Para Guilherme Quarezemin, presidente da Progoethe, o evento é uma “vitrine para o vinho Goethe e sua tradição, fortalecendo nossa presença no cenário enogastronômico nacional”. Durante o congresso, os visitantes poderão vivenciar aulas, workshops e degustações, com chefs renomados como Jefferson Rueda e Giovanna Grossi, além dos portugueses Rodrigo Castelo e Nuno Nobre.
Turismo e cultura nos Vales da Uva Goethe
A participação no Congresso Raízes também é uma oportunidade de promover o enoturismo nos Vales da Uva Goethe, que carregam a herança cultural dos imigrantes italianos. A região, entre a Serra e o mar, oferece experiências únicas, mesclando gastronomia, vinho, cultura e belezas naturais.