Variedades de maçã da Epagri ganham espaço na Europa e avançam globalmente

Foto: Sambóa - Divulgação: Notisul Digital

As variedades de maçã Luiza, Venice e Isadora, desenvolvidas pela Epagri, estão ganhando destaque nas prateleiras dos supermercados da Europa. Essas maçãs, conhecidas por serem superdoces, suculentas e crocantes, estão atraindo consumidores e recebendo investimentos em marketing, consolidando-se como produtos de sucesso.

Expansão mundial impulsionada por parceria internacional

O sucesso dessas variedades começou com um contrato de cooperação e licenciamento internacional entre a Epagri e a International Fruit Obtention (IFO) da França. Esse acordo permitiu que as maçãs fossem testadas e aprovadas na Europa, levando à criação de parcerias comerciais, como a com o Grupo Rivoira, da Itália.

Expansão para novos mercados ao redor do mundo

O sucesso das variedades na Itália abriu portas para a expansão global. A previsão é que as maçãs Luiza, Venice e Isadora sejam cultivadas em 4 mil hectares nos próximos oito anos, com produção esperada de quase 200 mil toneladas anuais. Os primeiros pomares já estão sendo plantados em países como Nova Zelândia, Chile, África do Sul, Austrália e Estados Unidos.

Qualidade e adaptação ao clima quente são diferenciais das maçãs

As macieiras da Epagri se destacam pela qualidade das frutas e pela boa adaptação a climas mais quentes. Desenvolvidas para superar o período de dormência com menor necessidade de frio hibernal, essas variedades têm conquistado produtores e consumidores em diversos continentes.

Sustentabilidade e menor uso de agrotóxicos nas macieiras da Epagri

Uma das principais vantagens ambientais das variedades de maçã da Epagri é a menor necessidade de agrotóxicos. Com resistência genética às principais doenças e pragas, as macieiras Luiza, Venice e Isadora oferecem uma produção mais segura para os trabalhadores, o meio ambiente e os consumidores.