Na terça-feira (15), uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação levou vacinação para dentro das escolas públicas de todo o país. No Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, em Ceilândia (DF), crianças como Isis, de 10 meses, foram vacinadas dentro da creche com autorização dos pais. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, que busca ampliar a cobertura vacinal entre alunos da rede pública até o dia 25 de abril.
Famílias evitam deslocamentos com vacinação diretamente nas creches
A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Ceilândia levou as vacinas até a escola e imunizou as crianças dentro do ambiente escolar. Essa iniciativa permitiu:
Atualização completa da caderneta de vacinação sem que os pais precisassem sair de casa ou do trabalho;
Aplicação de vacinas como gripe, covid, poliomielite, pentavalente e febre amarela;
Redução das barreiras de acesso à imunização, especialmente para famílias com dificuldade de locomoção.
Ação envolve profissionais da saúde e autorização dos pais
Antes da vacinação, os profissionais da UBS analisaram as cadernetas para verificar quais vacinas estavam em atraso. A direção da creche enviou previamente os formulários de autorização aos pais, que puderam escolher quais vacinas autorizar.
A enfermeira Thais Maria Alves Pereira explicou que, apesar da ampla disponibilidade de vacinas, a da dengue e a BCG não foram aplicadas por exigirem condições específicas, como a presença de um médico.
Maior adesão da história do Programa Saúde na Escola
Segundo o Ministério da Saúde, essa mobilização atinge 5.544 municípios e mais de 27 milhões de estudantes em 109 mil escolas. A meta é vacinar 90% dos menores de 15 anos até o fim da campanha. As vacinas incluem:
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
DTP (difteria, tétano e coqueluche)
HPV
Meningocócica ACWY
A diretora da creche, Josy Gabriela Cordeiro, destacou que a ação facilita o cuidado com as crianças e fortalece a parceria entre escola e UBS. Além das vacinas, a unidade básica também promove ações de saúde bucal, consultas e atendimentos durante todo o ano letivo.