Unesc celebra cultura local com encontros de bois de mamão e maricotas

Foto: Daniela Savi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc - Divulgação: Notisul Digital

A Unesc foi o palco de uma grande celebração cultural nesta quinta-feira (22), durante a 8ª edição do Encontro de Bois de Mamão e a 4ª edição do Encontro de Maricotas. O evento reuniu treze grupos de diferentes cidades do sul de Santa Catarina, transformando o Hall do Bloco Administrativo em um vibrante espaço de cultura e tradição, com destaque para o lançamento do Boi de Mamão do Museu da Infância Unesc.

Unesc reforça tradição e identidade cultural

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância de eventos como este para a preservação e valorização da cultura local.

  • Reconhecimento como Ponto de Cultura: a Unesc é reconhecida pelo Ministério da Cultura como um Ponto de Cultura, reforçando o compromisso da universidade em promover manifestações culturais.
  • Desconexão das tecnologias: o evento proporcionou um momento de desconexão das tecnologias, favorecendo a saúde mental e o bem-estar dos participantes.
  • Fortalecimento da identidade cultural: a participação ativa de diversas comunidades demonstra a força da identidade cultural catarinense.

Mestre Zé do Boi e a revitalização da tradição

Mestre Zé do Boi, um ícone na revitalização do Boi de Mamão nas escolas da região, compartilhou sua satisfação em ver a tradição sendo mantida e transmitida às novas gerações.

“Estou sempre engajado em compartilhar meu conhecimento e ensinar a importância dessa tradição. Para mim, o Boi de Mamão é algo mágico”, afirmou Mestre Zé, que lidera o grupo Beco do Beijo, fundado em 1957. Ele também mantém a Casa do Boi de Mamão em Tubarão, onde preserva todo o acervo e a história do grupo, além de trabalhar na formação de novos grupos de Boi de Mamão.

Participação comunitária e envolvimento escolar

O evento também contou com a participação de grupos escolares, demonstrando o esforço contínuo de educadores em manter viva essa tradição.

  • EMEB Serafina Milioli Pescador: a diretora Elisângela Mendonça destacou a importância de levar a cultura às crianças e adolescentes, promovendo o conhecimento e a valorização das tradições.
  • EEB Julieta Torres Gonçalves: o professor Marcos Santos sublinhou o desafio diário de manter a tradição viva nas escolas, destacando a importância do envolvimento dos alunos nas apresentações.
  • Depoimentos dos participantes: Maria Laura Carvalho e Ellen Vitória dos Santos, ambas com três anos no projeto, compartilharam como o Boi de Mamão impactou suas vidas, ressaltando a alegria de fazer parte dessa tradição.

Varal fotográfico e cortejo de bois enriquecem a experiência cultural

Além das apresentações, o evento contou com o “Varal Fotográfico: Cultura Popular no Campus”, exposto no Ponto de Cultura da Unesc, e o cortejo de bois seguido de um Café com Maricotas, proporcionando uma imersão completa na cultura popular.

O evento foi um marco para a Unesc, que, mais uma vez, abriu suas portas para celebrar e valorizar as expressões culturais da região, demonstrando seu compromisso com a cultura, educação e pesquisa.