Tubarão premia iniciativas culturais com recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Foto: Prefeitura de Tubarão - Divulgação: Notisul Digital

Na última sexta-feira (22), a Fundação Municipal de Cultura de Tubarão entregou a premiação do edital de chamamento público 01/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O valor de R$ 23.803,52 foi destinado a cada uma das oito entidades e grupos classificados como pontos de cultura, com o objetivo de fortalecer as ações culturais na cidade.

Entidades contempladas no edital

As entidades e coletivos contemplados assinaram os documentos necessários e aguardam o depósito do prêmio. Confira os beneficiados:

  • Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor;
  • Grupo Criarte – Feira de Artesanato e Economia Criativa;
  • Instituto Folclórico Nativos da Terra;
  • Sociedade Musical Lira Tubaronense;
  • Grupo Coral Unisul;
  • Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus;
  • Grupo Informal Quintal Coletivo;
  • Grupo Informal Capoeira no Lar.

O edital busca valorizar e premiar iniciativas culturais, fortalecendo a política nacional de cultura viva e o sistema federativo de financiamento à cultura.

Presidente destaca importância do incentivo

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares, enfatizou o impacto positivo da premiação para o desenvolvimento cultural de Tubarão:

“É através desse tipo de incentivo que nossas entidades podem incrementar suas atividades, atender mais agentes culturais e melhorar nossa produção artística e cultural.”

Segundo edital premiará 80 produtos culturais

Outro edital, que prevê a premiação de produtos culturais, registrou 152 inscrições habilitadas. Os produtos serão avaliados por pareceristas nesta semana, e os oito primeiros colocados em cada uma das 10 categorias receberão prêmios de cerca de R$ 6.700,00.

A Política Nacional Aldir Blanc é uma estratégia histórica que permite investimentos contínuos na cultura por meio de repasses anuais da União aos estados e municípios durante cinco anos.