terça, 13 de novembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Tecnologia e Inovação - Cassio Brodbeck

Educação digital do futuro no presente

Publicado em 01/11/2018 00h10

Muito se fala da tecnologia e em como as inovações estão transformando a vida das pessoas. Quem já atua no segmento tem o desafio de se manter atualizado constantemente, já que muitas das ferramentas utilizadas estão em constante evolução. Mas o que nem todos param para pensar é que daqui a alguns anos o mundo estará diferente e as então consideradas inovações tecnológicas passarão a estar em todos os cantos. Nada mais natural, portanto, que quem viverá nesse futuro seja, desde hoje, preparado para encarar os desafios que surgirão pela frente.

De acordo com dados de uma pesquisa liderada pela consultoria inglesa de recrutamento Michael Page, entre as habilidades dos profissionais que irão atuar no futuro estão a compreensão de linguagem da programação e a habilidade de raciocínio rápido. Embora já existam escolas com foco exclusivo em programação voltadas para crianças e adolescentes, essa habilidade considerada parte fundamental da educação do futuro deveria, desde já, fazer parte dos currículos escolares de crianças e adolescentes.

Se para leigos a programação pode parecer um amontoado de números e letras desconexas, para quem entende um pouco do assunto, além de ser responsável por fazer funcionar programas, hardwares e softwares usados em itens que fazem parte do cotidiano, também auxilia o desenvolvimento de um raciocínio e capacidade lógica mais ágeis. Por isso, quanto mais cedo esse conhecimento estiver na rotina educacional dos pequenos, maior será a chance deles se adaptarem de forma mais adequada ao futuro que os aguarda, pessoal e profissionalmente.

Iniciativas em prol do ensino de programação para crianças e adolescentes já são aplicadas em diversos redutos do nosso estado. Em Florianópolis, a empresa Cheesecake Labs e o Comitê Para Democratização da Informática (CPDI) realizam o programa “Mão na Massa”, promovendo cursos gratuitos que ensinam jovens de 14 a 20 anos a programar aplicativos. Na última edição, eles criaram um aplicativo chamado Miaudog, que facilita a adoção de cachorros e gatos de rua.

Outro projeto é o liderado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Clube de Estágio Conecte, do Senai/SC. Nele, estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de fazer um curso técnico em Tecnologia da Informação - Software, integrado com suas atividades escolares. Além disso, a associação também faz, por meio do mesmo convênio, uma parceria com empresas de tecnologia catarinenses que tenham interesse em contratar os estudantes participantes na modalidade de jovem aprendiz.

A educação digital, que envolve programação e/ou estimula um uso adequado da tecnologia, incluindo a internet, são importantes para preparar os futuros cidadãos que irão ocupar postos de trabalho e desenvolver nossas cidades. Precisamos engaja-los a aprender o que há de melhor da tecnologia em benefício de suas vidas. A educação do amanhã precisa, portanto, estar presente na educação do hoje.

Acesse mais conteúdos no Ostece Blog: https://ostec.blog/.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital