quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Tecnologia e Inovação - Cassio Brodbeck

Inovação e segurança: 10 desafios para superar na Internet das Coisas

Publicado em 20/09/2018 07h15

Após tratar sobre segurança digital e sua aplicação em segmentos da sociedade e dos negócios, chegou a hora de aprofundar a discussão em torno das inovações, algumas já tratadas. Iniciando por uma delas, que está ganhando muitos adeptos: a internet das coisas, também chamada por sua sigla em inglês - IoT, Internet of Things. Como o próprio termo sugere, a ideia é que cada vez mais “coisas” que fazem parte do nosso cotidiano estão ou estarão conectadas com a web. Desde uma smartTV com acesso à internet até uma geladeira, carros, máquinas na indústria, enfim, a digitalização dos processos é uma realidade tanto para pessoas quanto (e especialmente) para as empresas.

Embora o tema não seja novo e já esteja no radar das organizações há alguns anos, existem desafios reais e que precisam ser observados, principalmente por aqueles que produzem tecnologia - seja qual for sua aplicação. De acordo com o estudo “IoT Developer Trends 2017 Edition”, promovido pelo Eclipse IoT Working Group, foram apontados inúmeros desafios da IoT que merecem atenção. Vejamos 10 deles, destacados pela IBM a partir da mesma pesquisa: 1. proteção dos dispositivos, 2. autorização e autenticação dos dispositivos, 3. gerenciamento das atualizações necessárias de cada dispositivo, 4. comunicação segura, 5. garantia da privacidade e integridade dos dados, 6. aplicações seguras tanto para dispositivos móveis quanto para a nuvem, 7. garantia de alta disponibilidade, 8. detecção de vulnerabilidades e incidentes, 9. gerenciamento de vulnerabilidades - quando existentes -, e 10. prevenção de problemas de segurança.

Vamos tratar sobre alguns desses pontos superficialmente para entender o contexto geral. Um fator principal é que os dispositivos conectados possuem limitações quando o assunto é segurança da informação. Por exemplo, televisores inteligentes e carros conectados não dispõem de antivírus específicos para essas plataformas, estando expostos a potenciais invasores do sistema. Além disso, muitos fornecedores de produtos que possuem conexão à internet não informam ou pouco falam a respeito aos usuários sobre o gerenciamento de atualizações dos firmwares e/ou softwares neles executados. Ou quando há a possibilidade de atualização, sem uma indicação prévia instruindo o usuário sobre sua execução, é pouco provável que ela seja realizada.

Outro desafio apontado, o da comunicação segura, também é um ponto delicado quando realizada via dispositivo conectado. Poucas são as aplicações que dispõem de elementos como a criptografia, para impedir que as mensagens e dados trocados entre usuários estejam visíveis a agentes maliciosos. Sem a garantia de uma comunicação segura, automaticamente a privacidade e integridade das informações também se encontra ameaçada. Apesar da importância dessa inovação tecnológica para a vida de todos, é preciso também analisar os riscos e desafios existentes, a fim de evitar problemas como as ciberameaças.

Acesse mais conteúdos no Ostec Blog: https://ostec.blog/.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital