2020 – Bem-vindo ao ‘futuro’

Bem-vindo a 2020, um novo ano e também o início de uma nova década, e por que não dizer, de mais uma revolução tecnológica que trará o “futuro” para o “agora”. 

Nossos netos daqui há algum tempo dirão: “meus avôs viveram na década de 20”, tal qual nós falamos dos nossos avôs e/ou bisavôs. Até aí nada de novo, pois aparentemente apenas se inicia mais um ciclo que deveria ser “igual” a todos os anteriores. 

Mas na verdade não será bem assim, pois estamos vivendo um tempo de muitas mudanças tanto no nosso estilo de vida quanto da sociedade como a conhecemos, e ao final desta década, ao “olharmos para trás”, certamente teremos a impressão (ou a certeza mesmo) que a humanidade desenvolveu mais em 10 anos do que o último século inteiro, ou talvez até mais do que o último milênio. Ou seja, a “década de 20” será um novo marco na transformação da humanidade. E quem será o responsável por isso? O desenvolvimento tecnológico que avança em níveis exponenciais a cada dia.

Para quem acha que isso é mera especulação, reflita: 

• A quanto tempo você usa um smartphone? 

    ◦ Talvez 5 ou 7 anos? A maioria dos Brasileiros teve acesso a um telefone inteligente somente por volta de 2012 a 2014, e já não conseguiria passar mais nenhum dia sem ele. 

• E em relação aos aplicativos que você tem em seu celular, conseguiria viver uma semana sem eles? E olha que são muito recentes, mas já se tornaram inseparáveis da maioria da população mundial.

    ◦ O UBER, por exemplo, foi lançado nos Estados Unidos em 2010 e só chegou no Brasil em 2014, e aqui na cidade Azul somente em 2017;

     ◦ Outro APP imprescindível, o WhatsApp, só tem 10 anos de existência, e quando ele “para” por alguns minutos causa uma histeria mundial.

Para a década de 2020 é esperado que a relação homem máquina ultrapasse tudo que já vimos até agora e até mesmo mais do que podemos imaginar, pois a transformação digital que estamos vivendo atingirá níveis que até filmes “futurísticos” ficarão totalmente contemporâneos ou em alguns casos bem desatualizados.  

Já temos tecnologias desenvolvidas para ampliar esta interação, a qual a cada dia que passa torna-se mais acessível e de fácil uso, além é claro, de muita coisa nova que deverá ser inventada / divulgada nos próximos anos. A seguir, destaco alguns termos que começarão a fazer parte do nosso vocabulário:

Tecnologia 5G:  será responsável por entregar uma internet muito mais veloz para nossos celulares, e também permitirá integrar diversos dispositivos e equipamentos em diversos lugares diferentes, e assim, teremos as verdadeiras cidades inteligentes (smart cities). Como exemplo, os veículos no futuro “conversarão” entre si, com os semáforos, com estacionamentos e muito mais. 

Zigbee: protocolo de comunicação sem fio que permite conectar diversos dispositivos e sensores, porém consumindo muito pouca energia. Deverá se tornar um padrão de comunicação das “coisas” dentro das casas inteligentes.

IoT: Internet of Things ou Internet das coisas, nada mais é do que conectar praticamente tudo à internet. Será possível comandar desde sua máquina de lavar até sua TV e ar condicionado remotamente, seja utilizando tecnologia de conexão “zigbee” ou “wifi”.

Assistentes virtuais: estas “caixinhas mágicas” que conversam com as pessoas, e também executam uma série de tarefas ao simples comando de voz, têm se tornado cada vez mais acessíveis e inteligentes, e passarão a ser a interface entre os humanos e as máquinas.

Automação residencial: hoje presente em poucos lares, mas na próxima década iremos ver praticamente todas as residências possuírem um alto grau de automação, e ao comando de voz (utilizando as assistentes virtuais) será possível abrir janelas e cortinas, ligar a TV, regular o ar condicionado, e até mesmo fazer compras sem sair de casa.

Blockchain: ou cadeia de dados, criado para validar transações entre criptomoedas, já está sendo utilizado em diversos outros setores, desde o bancário “convencional” até mesmo para transações cartoriais, educacionais, etc., pois possibilita aumentar significativamente a segurança nestas movimentações. Em breve cada pessoa terá seu “próprio blockchain”. 

Inteligência Artificial (I.A.): nesta década a I.A. ficará muito mais confiável e estará presente em praticamente todos os eletrodomésticos, além é claro dos nossos telefones e assistentes virtuais. Imaginem que num futuro próximo haverá uma câmera em seu forno elétrico que irá monitorar o seu “assado”, e controlar a temperatura e tempo para que o mesmo fique “no ponto”, além da sua geladeira, seu carro, e até mesmo omnipresente em sua casa, de tal modo que atividades do seu dia-a-dia serão comandadas totalmente pela IA. Será como ter um “mordomo” a sua disposição 24h por dia.

O que descrevo aqui não são “previsões futurísticas”, e sim, uma pequena fração do que já existe e que se ampliará significativamente nos próximos anos.

Mas para a tristeza de muitos, infelizmente ainda não será nesta década que veremos carros voadores circulando em nossas estradas, contudo, teremos o privilégio de ver o homem voltar a pisar na lua por volta de 2024 (projeto Artemis comandado pela NASA), e mais para o final da década poderemos presenciar o primeiro ser humano pisando em solo “marciano”.  

Neste cenário todo, o grande desafio para o ser humano não será apenas aprender a conviver com tudo o que já existe e ainda será criado, mas sim, fazer o bom uso com ética e segurança para o bem da humanidade e do planeta Terra. E também, de como evitar a chegada da “singularidade”, mas isso já é tema para outro texto. 

Ah! Não podemos esquecer, que na próxima década teremos ainda:

• 3 olimpíadas (2020 / 2024 / 2028)

• 2 copas do mundo (2022 / 2026)

• 3 eleições presidenciais nos Estados Unidos (2020 / 2024 / 2028)

• 2 eleições presidenciais no Brasil (2022 / 2026)

Feliz Ano Novo! Próspera década de 2020!