Um mundo em que avaliam tudo e todos

O 1º episódio da 3º temporada da polêmica e impactante série Black Mirror, o “Nosedive” ou “Queda Livre” na tradução para o Brasil, reflete de forma fidedigna o atual estilo de vida de muitos internautas que buscam a todo custo os ‘likes’ nos seus perfis nas mídias sociais, pois assim acreditam que estão sendo aceitos pelos seus pares e também reconhecidos pela sociedade em geral. Este fenômeno ocorre tanto no Brasil quanto no restante do planeta e escrevemos sobre isso na edição publicada em 25 de Abril de 2019: Black Mirror: Ficção ou Realidade. 

Transcendendo as telas, na vida real muitas instituições e até mesmo países já estão utilizando um sistema de pontuação para limitar ou permitir alguns acessos aos seus cidadãos ou usuários. Um exemplo disso é que em 2018 mais de 17 milhões de Chineses foram impedidos de viajar de avião ou de trem por terem “baixa nota no crédito social” do país, basta não pagar uma conta, um imposto, agir de forma inadequada no trem ou enquanto caminha com seu cãozinho para “perder” pontos. Outro exemplo mundial é o UBER, em que tanto passageiros quanto motoristas podem ser banidos da plataforma se tiver uma avaliação persistentemente baixa, além do sistema financeiro que utiliza uma espécie de “score” para decidir quem poderá ter acesso a crédito ou não.

O que muita gente não percebe é que este sistema de “score individual” vai muito além de se criar uma nota individual para cada usuário ou prestador de um serviço com o propósito de puni-los ou premiá-los, ou mesmo de se tornar uma “celebridade virtual” ou em um “digital influencer”. Nos dias de hoje ele está presente em quase tudo, vejam alguns exemplos:

Um dos casos mais conhecidos e citados é o do TripAdvisor, que foi fundado no ano 2000 com o propósito de ajudar as pessoas ao redor do mundo e decidir seus itinerários de viagens ou gastronomia com base na avaliação e fotos, e depoimentos postados por outros usuários “comuns”, de modo tal que estes não ficassem presos a um cenário perfeito especialmente criado para agências de viagens. Hoje adotado no Google Maps e tantos outros sites de viagens e entretenimento. 

No mundo dos streamings o termo que define esta ação é a “Classificação”, em que outros assinantes deixam sua opinião por meio de um sistema que tanto pode ser o número de “estrelas” (geralmente de 1 a 5) ou ainda mais simples como “gostei” ou “não gostei”. 

Da mesma forma, produtos vendidos em lojas virtuais, tanto quanto vendedores em plataformas de marketplace (ebay, MercadoLivre, etc.) são duramente avaliados pelos internautas, e uma vez que esta avaliação é feita atrás de uma tela nem sempre é generosa.

Seja para escolher o destino e itinerário das próximas viagens, de qual loja iremos comprar e qual modelo de produto, o fato é que para muitos pesquisar na rede mundial de computadores já virou uma rotina antes de qualquer coisa, e a cada dia esta prática ganha novos adeptos.

E você que trabalha em uma loja física já está se preparando para atender este público cada vez mais exigente que já chega no seu estabelecimento sabendo tudo sobre o produto? Tanto os pontos positivos quanto negativos? Além de ter um comparativo completo de preços e prazos de entrega dos mais diversos varejistas online?  Neste ponto, as lojas físicas embora geralmente mais caras, ainda tem uma grande vantagem em relação as virtuais que é o prazo de entrega. Porém, se percebe que na maioria das vezes acaba perdendo a venda não pelo preço, mas por não dar o atendimento com o mínimo de qualidade esperado pelo consumidor.

Já no campo da política e de serviços públicos, infelizmente não observamos a mesma agilidade na possibilidade de avalia-los, e ficamos na esperança de “quem sabe um dia” poder até reprovar suas “entregas” e até por que não, pedir sua “substituição”?  Deveríamos pensar nisso!

Por fim, se você ainda não está cuidando do seu “score financeiro” deveria começar a fazê-lo imediatamente, visto que em 2020 entrará em vigor o cadastro positivo. E se você tem um estabelecimento físico, certamente alguém já te avaliou lá no Google, no TripAdvisor, além de outros serviços. Corra lá e veja o que estão falando e claro, responda.