A 2ª Guerra levou o homem à Lua?

Hoje, temos acesso à internet de alta velocidade e TV ao vivo de qualquer parte do planeta, ou até mesmo fora dele, devido a inúmeras tecnologias recentes e, principalmente, aos satélites que orbitam a terra, e eles começaram a ser enviados para o espaço durante a corrida espacial entre Estados Unidos e a antiga União Soviética nas décadas de 1950, 60 e 70 (Guerra Fria). E ainda neste contexto, devemos lembrar que no último mês de julho, comemoramos 50 anos em que o primeiro homem pisou na lua, o que também só foi possível ocorrer ainda no ano de 1969, devido à competitividade entre estas duas nações e a “espólios e prisioneiros de guerra”.

Mas percebam que para um satélite ser colocado em órbita, e uma “nave espacial” ser enviada para além da Terra, no caso para a Lua, foram necessárias duas tecnologias imprescindíveis para isso: os foguetes e os computadores, ambos criados e/ou melhorados durante a 2ª Guerra Mundial. Ainda neste período sombrio da humanidade, muitas outras invenções relevantes foram criadas ou aprimoradas, das quais podemos destacar o saudoso Fusca, um carro prático e com capacidade para cinco pessoas e refrigerado a ar, os helicópteros, que passaram a ser produzidos em larga escala em 1942 com o modelo Sikorsky R-4, a própria energia nuclear, e muito mais.

Estes exemplos já são suficientes para demonstrar que é inegável que o ser humano consegue desenvolver novas tecnologias, mais rápido e melhor, em tempos de guerra, sejam elas “quentes” ou “frias”. E não foi diferente durante a 2º Grande Guerra Mundial, que teve início (oficialmente) há exatos 80 anos com a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939.

A maioria das tecnologias desenvolvidas nessas épocas sombrias da sociedade acaba se tornando acessível para outros fins, sendo que, muitas vezes, até mesmo chega como produtos “comuns” para nós, consumidores civis.

Mas voltando ao caso dos foguetes, especificamente o “Saturno 5”, que foi responsável por levar o primeiro homem norte-americano à Lua, em 1969, e o “Vostok-k”, que levou o primeiro cosmonauta russo ao espaço em 1961, sabe o que eles têm em comum? Ambos foram baseados nos projetos originais do foguete Alemão “V2” (Vergeltungswaffe – arma de vingança), o qual passou a ser utilizado nas últimas fases da Segunda Guerra Mundial, sendo que foram estimados que mais de três mil tenham sido lançados contra alvos, principalmente na Inglaterra e Bélgica. Esses projetos acabaram nas mãos dos americanos e soviéticos como “espólios de guerra”.

Não apenas seus projetos, mas também o próprio engenheiro Wernher Magnus Maximilian von Braun, uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do “V2”, acabaram sendo decisivos no programa espacial estadunidense. Von Braun passa de “prisioneiro de guerra” a “herói nacional” nos Estados Unidos, pois sem a sua contribuição, certamente a chegada à Lua poderia ter sido muito mais difícil e demorada.

Não serve de desculpa, mas pelo menos acalenta saber que tecnologias que foram criadas para atacar e dizimar, por fim, acabam servindo de desenvolvimento e nos trazendo conforto e qualidade de vida.

Pais/educadores:
Tanto em períodos de “paz” quanto de “guerras”, as fronteiras sempre se modificaram ao longo dos anos, sejam por conquistas ou simplesmente pela expansão territorial de alguns povos, e isso ocorre desde o início da civilização humana como conhecemos hoje. Indico o site http://geacron.com, que mesmo na sua versão gratuita, é possível ver graficamente toda esta movimentação desde o ano 3 mil antes de Cristo até o atual. Há versões disponíveis para SmartPhones também, porém, pagas.

Outra indicação é o filme Jogo da Imitação – que mostra a história do matemático Alan Turing (pai da informática) e sua tentativa incansável de quebrar um código de comunicação nazista durante a 2ª Guerra Mundial, que era transmitido via a “máquina Enigma” (foto).

Leia outros textos desta coluna em http://bit.ly/fernandopitt.