Carreira em TI – Cases Reais

Na última edição desta coluna publicamos alguns dados referentes a recuperação dos empregos no Brasil, Santa Catarina e também em Tubarão, e ainda comentamos que embora por si só esta notícia é para ser comemorada, a verdade é que poderia ter sido muito melhor, pelo menos aqui na região se todas as vagas abertas que requerem profissionais qualificados tivessem contratado.

Como já expusemos, ocorre, que embora haja um exército de desempregados que é estimado em torno de 13 milhões no Brasil, também há milhares de vagas abertas há muito tempo e que não conseguem ser preenchidas. Este paradoxo ocorre devido a negligência especialmente dos jovens em relação a possível formação em áreas como da Tecnologia, Automação, e TI, comumente conhecida como Informática. Ou seja, há vagas e não há profissionais disponíveis no mercado para assumí-las.
 
Dentre tantas possíveis carreiras consideradas do presente e do futuro, dedicamos a última publicação para sugerir a carreira na área de Tecnologia da Informação com uma alternativa para nossos jovens (leia em bit.ly/fernandopitt), e prometemos que traríamos alguns cases reais de profissionais que trilharam este caminho, e é o que faremos hoje.

O primeiro exemplo é de Eric, um jovem profissional que nos seus 22 anos, já coleciona medalhas em competições nacionais e internacionais, além de ser uma das referências brasileiras no treinamento de novos competidores que representam o Brasil na Modalidade de WebDesign no WorldSkills, a maior competição de Educação Profissional do Mundo.

O Eric começou a sua formação em 2011 ao ingressar em um curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Computadores e no ano seguinte, em 2012, cursou outra Aprendizagem Industrial desta vez em Programação. Estes dois cursos aliados ao gosto de “mexer” em computadores, dos quais ele destaca como formatar HDs, instalar e desinstalar programas e jogos, além de fazer as configurações básicas necessárias para uma  boa performance do dispositivo, o levou a ingressar no ano seguinte, em 2013, no curso técnico informática para Internet ofertado pelo Senai de Tubarão.

Ao longo do seu curso técnico teve a oportunidade de fazer uma seletiva escolar para competir na Olimpíada do Conhecimento, na qual no ano de 2015 ele foi o primeiro lugar na modalidade e também primeiro lugar geral no Estado, o habilitando para representar o Estado na etapa nacional em 2016, onde também obteve o primeiro lugar entre os competidores da modalidade de WebDesign. Assim, ao longo do ano de 2017 ele se preparou para a competição final, que ocorreu em Abu Dhabi, onde pela pontuação ficou em segundo lugar entre os melhores do mundo na WorldSkills 2017. O Eric voltou da competição já contratado e hoje cursa Ciências da Computação na Unisul, em Tubarão, e está se preparando para em breve quem sabe, alçar novos voos, já que o mundo é o limite.

Outro exemplo é de A.L., que começou a sua formação na área de TI por meio de um curso técnico em redes de computadores, em seguida cursou um Tecnólogo em WebDesign e Programação e depois graduação em Sistemas da Informação, dois cursos já não mais ofertados.  
Durante seu percurso escolar no curso técnico também foi “revelado” e participou da Olimpíada do Conhecimento, e com suas vitórias (campeão estadual e brasileiro) ganhou o direito de representar o Brasil na WorldSkills 2009 em Calgary – Canadá, de onde trouxe uma medalha também em WebDesign.

O A.L. também voltou contratado e começou a construir sua carreira profissional, iniciando como programador, e em seguida ascendeu para a função de coordenação de equipe, onde ficou por muitos anos, mas sem abandonar a seu desenvolvimento técnico.

Hoje, depois de 10 anos, de retornar do Canadá, trabalha remotamente como “software engineer” aqui mesmo de Tubarão para uma empresa americana. Neste processo de construção da sua carreira e conquista de uma vaga que lhe permite continuar se desenvolvendo e ainda aliar suas paixões de viajar e descobrir coisas novas, ele teve um grande aprendizado que faz questão de compartilhar como todos os futuros desenvolvedores de software: “Recomendo ter um amplo background de tecnologias, porém é de suma importância ser especialista em alguma área dentro da TI, não adianta ser um quase em tudo. Ah, o inglês é o que falta para maioria dos brasileiros, somos muito bem vistos pelos americanos por sermos honestos e trabalhadores, porém o não domínio pleno da língua inglesa é o motivo principal pelos “nãos” nas entrevistas com os gringos, e TI não é uma profissão, é um estilo de vida que te exigirá reciclagem constante, precisa se acostumar a estudar todos os dias e ter um radar antenado a tudo que há de novo”.

Poderíamos trazer inúmeros outros exemplos de profissionais de sucesso que hoje estão muito bem empregados, em empresas aqui da cidade ou pelo “mundo afora”, mas estes dois exemplos são suficientes para apresentar um comportamento comum: ambos começaram suas formações em cursos técnicos seguidos por uma graduação na área, fazem do aprendizado de novas tecnologias uma constante em suas vidas e tem dedicado muita atenção as suas carreiras, sem esquecer é claro, do domínio da segunda língua que é o inglês.

Para finalizar, meu recado é para você jovem que está indeciso em relação a que carreira seguir, vá até uma escola técnica e se informe mais sobre os cursos ofertados na área de TI e esteja preparado para este novo momento da humanidade, pois como escrevi na última semana, o profissional do futuro ou irá trabalhar diretamente com a programação ou no mínimo necessitará destas competências em sua carreira.

Na próxima semana detalharei alguns cursos técnicos e de graduação que hoje são ofertados aqui na cidade.

Leia mais textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.